Início / Agricultura / Preço do milho com tendência de subida mas área semeada mantém-se

Preço do milho com tendência de subida mas área semeada mantém-se

As sementeiras do milho terminaram, na generalidade, durante a primeira quinzena, e decorreram sem incidentes. Apesar da tendência de subida de preços muito significativa desta commodity agrícola nos mercados internacionais (praticamente duplicou o preço entre Agosto de 2020 e Maio de 2021), as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE), a 30 de Junho, apontam para uma manutenção da área instalada (73 mil hectares).

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2021, a maioria das searas encontra-se entre o estado joelheiro (6-8 folhas) e o início da floração, com povoamentos homogéneos, bom desenvolvimento vegetativo e coloração intensa. Registo, no entanto, para situações de ataques de insetos do solo (nóctuas e alfinetes), no litoral Norte e Centro, e de estragos provocados pelas fortes chuvadas de granizo dos dias 12 e 15 na Lezíria do Tejo.

Retomada a área média de arroz semeada no último quinquénio

Quanto às sementeiras de arroz, dizem os técnicos do INE que estão praticamente concluídas, e decorreram sem incidentes entre Maio e Junho, meses em que se instalaram respectivamente ¾ e ¼ da área semeada (29 mil hectares).

A superfície desta cultura é semelhante à média do último quinquénio e 10% acima da registada na última campanha, uma vez que, com a conclusão das obras no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado, foi possível retomar a exploração dos cerca de 3 mil hectares de canteiros não cultivados em 2020.

Apesar de uma germinação lenta, em resultado das baixas temperaturas nocturnas do mês de Maio, no geral as searas apresentam bons povoamentos, encontrando-se as mais adiantadas na fase de início de afilhamento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Partilhar             more  O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.