Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Prazo das candidaturas ao INOV Contacto prolongado até 15 de Outubro

Prazo das candidaturas ao INOV Contacto prolongado até 15 de Outubro

As candidaturas para mais uma edição do INOV Contacto, o programa de estágios internacionais gerido pela Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que oferece aos jovens portugueses a oportunidade de realizar um estágio remunerado de 6 a 9 meses, em mais de 80 países, em empresas portuguesas e estrangeiras de todas as áreas profissionais, vão decorrer, até dia 15 de Outubro.

Os jovens licenciados até aos 29 anos podem candidatar-se para abraçar um novo desafio no estrangeiro e partirem numa aventura profissional para um destino desconhecido.

Segundo Maria João Bobone, responsável pelo programa INOV Contacto, “algo que diferencia este de outros programas existentes no mercado é o factor surpresa. Quando um candidato se inscreve, não pode escolher o seu destino, já que é à equipa do INOV Contacto que compete fazer o match entre o candidato e empresa. É uma situação que implica um voto de confiança por parte dos candidatos, mas para aqueles jovens que se encontrem altamente motivados para vivenciar algo de diferente e não se sintam condicionados por uma ideia pré-estabelecida, certamente que poderão beneficiar de uma experiência única no estrangeiro que a AICEP lhes proporciona”.

“Os dados da Aicep mostram que 95% dos participantes aceitam e consideram uma enorme mais-valia a experiência de estágio que lhes foi proporcionada, reconhecendo, muitos deles, que foi esta aposta no desconhecido que os levou a decidir abraçar o desafio que definitivamente marcou e mudou as suas vidas para melhor”, conclui.

Já com 23 edições

Em 23 edições, o INOV Contacto já levou seis mil jovens a estagiar em mais de 1.200 empresas e organizações espalhadas por 82 países, em locais tão variados como Estados Unidos, Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana, Cazaquistão, Irão. Nas primeiras quatro semanas após concluírem o estágio, 60% dos participantes encontra emprego, seja na empresa de acolhimento ou numa nova entidade.

Além de assegurar as viagens de ida e volta entre Portugal e o país de destino da entidade onde o estágio se realiza, o Programa atribui aos estagiários uma bolsa de formação mensal, subsídio de refeição e ainda um subsídio de alojamento entre os 1.500 e os 1.800 euros líquidos, de acordo com o índice de custo de vida da ONU, publicado para cada um.

Com 200 vagas abertas para 2020, as candidaturas decorrem no site do INOV Contacto (aqui) até às 15 horas do dia 15 de Outubro.

Certificado de nível de inglês

Além do comprovativo de licenciatura (com mestrado integrado se for o caso), é obrigatória a apresentação de um certificado de nível de inglês no acto de candidatura. Não estarem a estudar ou a trabalhar no momento em que são convidados e aceitam integrar o programa são outros requisitos necessários.

O INOV Contacto inicia-se com um seminário de práticas internacionais durante o qual os jovens, recebem formação de apoio à experiência que irão realizar, que culmina com o momento de divulgação dos seus destinos, a que se segue a partida à aventura, fora do território nacional.

Este Programa, promovido pela Aicep, é co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), pelo Portugal 2020 e pela União Europeia. Recentemente, venceu o galardão nacional “European Enterprise Promotion Awards (EEPA)” e foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos melhores projectos europeus que contribui para o desenvolvimento económico e do emprego das regiões.

Candidaturas aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.