Início / Agricultura / Praça de Touros de Vila Viçosa recebe demonstração tauromáquica a 1 de Agosto a pedido de peregrinos franceses
Foto cedida à Câmara de Vila Viçosa pelo O Digital

Praça de Touros de Vila Viçosa recebe demonstração tauromáquica a 1 de Agosto a pedido de peregrinos franceses

O Município de Vila Viçosa e a Associação Tauromáquica Bencatelense organizam uma pequena demonstração tauromáquica no próximo dia 1 de Agosto, no âmbito da  Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O desafio foi lançado por um grupo de 700 jovens peregrinos franceses, que irão estar em Vila Viçosa de 30 de Julho a 2 de Agosto.

O evento realiza-se a partir das 21 horas na Praça de Touros de Vila Viçosa, aberto a toda a população e com entrada gratuita.

“Para estes jovens, que têm um contacto totalmente diferente com a tauromaquia no seu país, é importante vivenciar várias experiencias durante a sua estadia em Portugal, motivo pelo qual nos demonstramos totalmente disponíveis para bem os receber”, realça fonte institucional da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Evento lança polémica

Este é um evento que tem causado polémica entre alguns moradores de Vila Viçosa e as organizações anti-touradas, tendo mesmo a deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregue na Assembleia da República um conjunto de perguntas ao ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Inês de Sousa Real quer saber se o “evento tauromáquico” foi licenciado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) e “qual o suporte legal para justificar a autorização”.

Entretanto, a TV Canal Alentejo avança que “o Município de Vila Viçosa esclareceu a verdade sobre a sua participação nas actividades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), afirmando que não irá realizar uma tourada, como noticiado de forma errónea pela imprensa nacional. Uma demonstração tauromáquica que não envolverá qualquer tipo de tortura para os animais, não é uma tourada”.

E acrescenta que “a iniciativa (…) consistirá em uma pequena demonstração de pegas, realizada por uma selecção de forcados” da Associação Tauromáquica Bencatelense. “Contrariamente às alegações infundadas, a demonstração não incluirá a participação de touros adultos, mas sim de tourinhas, e eventualmente alguns animais jovens que não sofrem nenhum tipo de violência ou crueldade durante a realização da pega”.

Relembre-se que foi assinado, dia 11 de Maio de 2022, o Protocolo de Cedência de Utilização Temporária da Praça de Touros de Vila Viçosa, entre a Câmara Municipal e a Família Ribeiro Telles. O Município ficou com o direito de utilização deste imóvel, por um período de três anos (2022/2025), para a realização de actividades culturais e recreativas organizadas, promovidas ou apoiadas pela autarquia.

A Praça de Touros de Vila Viçosa é propriedade da Família Ribeiro Telles, tendo sido inaugurada a 11 de Setembro de 1904.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.