Início / Agricultura / Póvoa de Varzim tem novo Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios

Póvoa de Varzim tem novo Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios

O novo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) do concelho da Póvoa de Varzim, aprovado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entidade gestora do património natural e floresta de Portugal, encontra-se já em vigor.

O PMDFCI é composto por dois cadernos que abrangem a informação de base, no qual consta a caracterização do concelho em termos climáticos, demográficos, ocupação do solo e histórico de incêndios florestais, e onde se identificam e parametrizam as várias infraestruturas de defesa da floresta, resultando desta actualização a nova Carta de Risco de Incêndio Florestal do Concelho da Póvoa de Varzim.

Elevados custos dos incêndios

“Os elevados danos resultantes da destruição de vastas áreas de povoamentos e outras áreas florestais por acção dos incêndios florestais, justificam a necessidade de se avaliar a perigosidade de incêndio florestal do concelho e particularmente de cada freguesia, através de uma carta geográfica. A perigosidade de incêndio florestal traduz o grau de possibilidade e risco de afectação de um determinado local, por via de um incêndio florestal, através das seguintes classificações: Muito baixa; Baixa; Média; Alta, e Muito Alta”, explica fonte da autarquia da Póvoa de Varzim.

O plano estabelece também o respectivo planeamento, em cinco eixos de intervenção, desde a rede viária florestal até às acções de sensibilização junto da população.

No que se refere ao planeamento das acções dos objectivos operacionais constantes no plano de acção (Caderno II), o PMDFCI tem um período de vigência de 5 anos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Já se pode pedir a certificação em Bem-Estar Animal de Suínos da Filporc

Partilhar               A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores informa que, depois de apresentado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.