Início / Empresas / Póvoa de Varzim promove Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Póvoa de Varzim promove Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim informa que, entre os dias 19 e 27 de Novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos encoraja todos os cidadãos a desenvolverem acções de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos. Este ano, o Município da Póvoa de Varzim volta a associar-se a esta iniciativa com uma grande panóplia de eventos que visam a promoção do consumo sustentável e economia circular dentro da comunidade, em linha com o Plano Estratégico 2020-2030.

Nas escolas e Juntas de Freguesia do concelho, terá lugar a campanha “Dress a Girl”, de recolha de tecidos e materiais, com a missão de fazer vestidos para doar a meninas de países carenciados.

No Mercado Municipal, no dia 19, às 8h30, irá realizar-se a iniciativa “Mercado + sustentável”, onde serão partilhadas dicas a comerciantes e clientes para um consumo mais consciente e que respeite os princípios que norteiam esta acção europeia.

O Museu Municipal também irá acolher duas acções no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A primeira, o workshop “Upcycling de têxteis”, às 15h00 de dia 19 (para público em geral, com inscrições prévias obrigatórias através do preenchimento de formulário) e 22 de Novembro (para as associações de reformados), irá permitir que os participantes reparem peças via bordado criativo e com a técnica passajar. No dia 26, às 21h00, o Museu será espaço para “À conversa com…a sustentabilidade na indústria têxtil”.

Na Fortaleza ou no posto dos CTT, dependendo das condições climatéricas, irá ocorrer um mercado de trocas de roupas e livros, com o apoio da “Let´s Swap”, no dia 26, entre as 13h30 e as 17h30. Paralelamente, e durante toda a Semana, o Diana Bar irá receber a exposição “Prevenção de Resíduos”, que engloba cinco painéis alusivos a este tema.

Conduzida por autoridades publicas locais e regionais, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos reúne todos os tipos de públicos – cidadãos, escolas, empresas, ONG’s, associações – que organizam actividades de sensibilização sobre prevenção de resíduos.

“O que a torna especial é o esforço e a dedicação investida pelos milhares e milhares de voluntários que passam a palavra sobre o consumo sustentável e economia circular e o respeito dos ideais de sustentabilidade ambiental, sublinhados em todas as acções do Município da Póvoa de Varzim”, frisa a autarquia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.