Início / Agricultura / Póvoa de Varzim investe na prevenção dos incêndios

Póvoa de Varzim investe na prevenção dos incêndios

A 13ª Reunião Técnica da Comissão Sub-Regional de Gestão de Fogos Rurais da Área Metropolitana do Porto (AMP) aconteceu esta semana, no Centro Coordenador de Transportes. A vereadora do pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Sílvia Gomes da Costa, esteve presente neste encontro organizado pela AMP e pela AGIF — Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

A Comissão Sub-Regional de Gestão de Fogos Rurais pretende definir para cada um dos 17 municípios representados nesta área metropolitana Programas Municipais de Execução, ou seja, planear uma estratégia de gestão integrada de fogos rurais, articular os programas de gestão do fogo rural e de protecção das comunidades contra incêndios rurais e os programas conexos de entidades públicas e privadas, bem como o respectivo planeamento à sua escala, explica uma nota de imprensa da Póvoa de Varzim.

E recorda que, o mês passado, a Assembleia Municipal aprovou o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a vigorar até 2031. O documento apresenta uma estratégia para o futuro assente em cinco eixos: a resiliência do território às chamas, a redução da incidência dos fogos, a melhoria do ataque e gestão dos incêndios, a recuperação e reabilitação dos ecossistemas e a adopção de uma estrutura orgânica funcional e eficaz. Além destes pontos, o Plano indica objectivos para a melhoria da rede viária florestal, de pontos de água, de faixas de gestão de combustível, mas igualmente a sensibilização e fiscalização dos comportamentos de risco e a reabilitação de povoamentos e habitats florestais.

O orçamento previsto para colocar em prática este Plano, que já obteve parecer positivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, é de cerca de 2 milhões de euros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.