A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim desafiou o Grupo CCR – Construções Corte Recto, sediado no Parque Industrial de Laúndos, a instalar a primeira horta empresarial no concelho. O desafio foi aceite e já está instalada.
“Numa semana que começou com a celebração do Dia Mundial do Ambiente, nada mais apropriado do que lançar o desafio aos empresários do concelho para se tornarem mais sustentáveis e conscientes da importância de, na prossecução dos seus objectivos e metas empresariais, não descurar o meio ambiente”, refere a autarquia em nota de imprensa.
Todo o espaço foi construído tendo como ponto de partida a reutilização de materiais, com foco no envolvimento dos colaboradores da empresa nas questões ambientais, destacando o papel que as hortas desempenham no ambiente urbano.
A iniciativa contemplou, ainda, uma abordagem teórica ao tema das hortas em ambiente urbano e dos seus benefícios ambientais, sociais e económicos orientada por uma formadora da Lipor – Serviço Inter-municipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, que passará, juntamente com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a fazer o devido acompanhamento e monitorização deste projecto.
O Município da Póvoa de Varzim, “dando seguimento à estratégia do seu Plano de Educação Ambiental e materializando todas as preocupações ao nível da economia circular e sustentabilidade ambiental” presentes no Plano Estratégico 2020-2030, “convida todas as empresas do concelho a seguir os passos desta e a entrarem em contacto no sentido de instalarem, também nas suas instalações, hortas empresariais”.
Agricultura e Mar