Início / Agenda / Póvoa de Varzim celebra Dia do Pescador

Póvoa de Varzim celebra Dia do Pescador

O Dia do Pescador celebra-se a 31 de Maio. E, para assinalar esta data, a Póvoa de Varzim vai acolher um conjunto de iniciativas culturais alusivas ao tema.

A 30 de Maio, segunda-feira, a partir das 10h30, a Biblioteca Municipal promove, na sua sala infantil, a leitura de pequenas histórias com a professora Marta Oliveira Santos, em “No meu tempo, dou-te um conto”.

Na manhã do Dia do Pescador, às 10h30, terá lugar um atelier de “Barquinhos de papel” na Biblioteca Diana-Bar. Ao principio da tarde, às 15h00, a sala infantil da Biblioteca Municipal volta a acolher nova actividade didáctica, desta feita um encontro com o pescador Vítor Castro, no âmbito das “Artes e Ofícios”.

No dia 1 de Junho, o Centro Ocupacional da Lapa junta-se a esta celebração com a realização do espectáculo “Festejar o Dia Nacional do Pescador com o COL em palco”, no Diana Bar. Os utentes deste espaço, localizado na zona Sul da cidade e provenientes da comunidade piscatória poveira, serão os actores principais desta iniciativa.

Dia do Pescador

O Dia do Pescador foi institucionalizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/98, de 23 de Julho e celebrado oficialmente desde essa data.

“Apesar de protagonistas que foram e ainda são, por inteiro, de uma das actividades mais duras e perigosas desenvolvidas no decurso da longa história da humanidade, os pescadores raramente viram devidamente reconhecidos os seus direitos e importância na sociedade, direitos e estatuto que, com toda a legitimidade, sempre poderiam reivindicar”, refere a Resolução.

E acrescenta que “se no passado e por largo tempo o pescador teve de ultrapassar as maiores dificuldades, por insuficiência de conhecimento e da tecnologia disponível, para assegurar a sua sobrevivência e garantir o ganho indispensável para si e sua família, também muitos dos profissionais dos dias de hoje, ainda que com melhores meios à sua disposição na maior parte dos casos, não deixam de se confrontar no dia-a-dia com os problemas que uma actividade de risco tem forçosamente de implicar, motivos estes mais do que suficientes para que, justificadamente, mereçam o reconhecimento público da importância desta profissão na sociedade portuguesa a todos os níveis e em todas as épocas”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.