A construção do Posto Náutico da Barquinha está a decorrer desde o início do mês de Junho. Esta intervenção vem “reforçar a estratégia de valorização da Ria e sua ligação ao território”. Um investimento superior a 350.000 euros.
Foi precisamente neste local que nasceu, em 1993, o Clube Natureza e Aventura de Ílhavo (CNAI), associação desportiva que, apesar das limitações de espaço e de condições para a prática desportiva, conquistou, ao longo de mais de 30 anos, diversos prémios regionais e nacionais em Canoagem, refere uma nota de imprensa da autarquia de Ílhavo.
O Posto Náutico terá acesso directo à ria para “facilitar a entrada de embarcações na água e, em terra, incluirá um local fechado de apoio ao CNAI, com zona para as embarcações, sala de formação e balneários”. O espaço exterior, de utilização livre e aberto à comunidade, será dotado de estacionamento automóvel, um parque de merendas, um parque infantil e uma zona de cafetaria com instalações sanitárias de apoio.
Com um investimento superior a 350.000 euros, esta intervenção “dará resposta a um anseio antigo do CNAI, e proporcionará a toda a comunidade um novo espaço de lazer, desporto e contacto com a natureza, num exemplo claro de como a valorização ambiental, a promoção da actividade desportiva e a qualificação do espaço público podem caminhar lado a lado, ao serviço de todos”, acrescenta a mesma nota.
O Município de Ílhavo reafirma “o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida e a criação de espaços públicos acessíveis, funcionais, seguros e atractivos”.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
