Posto de Atendimento Agrícola de Santo António apoia 400 agricultores açorianos

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores destacou hoje, 1 de Fevereiro, os “imensos benefícios” que o Posto de Atendimento Agrícola de Santo António, em São Miguel, vai trazer para os cerca de 400 agricultores que podem ser abrangidos pelos serviços a prestar por esta unidade localizada na costa norte do concelho de Ponta Delgada.

“Vai facilitar muito a vida dos agricultores”, frisou João Ponte na cerimónia de inauguração, salientando que se trata de “um posto de primeira geração onde se podem fazer todo o tipo de serviços a que normalmente os agricultores recorrem, desde a preparação de candidaturas a medidas de apoio até todos os restantes tipos de processos que envolvem esta actividade”.

João Ponte frisou que a abertura deste Posto de Atendimento “faz parte da política de proximidade aos agricultores que o Governo dos Açores tem vindo a promover”.

“Neste caso concreto, evita deslocações, evita perda de tempo e evita gastos de combustível para se deslocarem a outras zonas da ilha de São Miguel”, afirmou.

O novo Posto de Atendimento Agrícola resulta de uma parceria com a Junta de Freguesia de Santo António, que disponibilizou o espaço e fez as obras “para que se pudesse servir esta comunidade agrícola, que é muito importante para a ilha de São Miguel e para o desenvolvimento da Região”, sublinhou João Ponte.

Para o secretário Regional, este é “um bom exemplo do papel do Poder Local, que não se limita a reivindicar, mas que quer sobretudo agir”.

Sétimo posto

Este é o sétimo Posto de Atendimento Agrícola que o Governo dos Açores abre na ilha de São Miguel, registando os seis que já se encontram em funcionamento cerca de 120 mil movimentos por ano, o que reflete a importância que estes postos têm na prestação de serviços essenciais ao sector agrícola.

Na sua intervenção, dirigindo-se aos agricultores presentes na inauguração, João Ponte assegurou que “o Governo Regional tem acompanhado com atenção a situação no sector leiteiro”.

“Há sinais positivos dos mercados, mas temos de aguardar para perceber se se trata de uma situação conjuntural ou sustentável. Algumas indústrias em São Miguel aumentaram em um cêntimo o preço do leite pago ao produtor, mas há ainda um caminho a percorrer para que esses sinais positivos dos mercados sejam reflectidos em todos os produtores açorianos”, frisou.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.