Início / Agricultura / Posto Aquícola do Boticas Parque reabre em Abril

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre em Abril

A Câmara Municipal de Boticas informa que, tendo em conta que o Posto Aquícola do Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB) ainda se encontra em obras de beneficiação, o espaço apenas reabre ao público no próximo mês de Abril.

A partir dessa data será possível voltar a pescar ou comprar truta-fário, espécie autóctone do Rio Beça e um dos ex-líbris gastronómicos do Concelho de Boticas.

O serviço de venda ao público estará, como habitualmente, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

Parque de Pesca Desportiva

Por sua vez, o Parque de Pesca Desportiva abrirá aos fins de semana, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h00.

Mais informações através dos seguintes contactos:

  • Parque de Pesca Desportiva – 276 410 206 (chamada para a rede fixa nacional)
  • Venda ao Público – 276 410 207 (chamada para a rede fixa nacional)

O Parque de Pesca Desportiva do Boticas Parque é um espaço inserido nos Viveiros de Truticultura do Município de Boticas onde o visitante pode usufruir de uma experiência de pesca da Truta-fário. Este espaço é responsável pela criação de mais de 200 mil exemplares de truta fário nativa do Rio Beça por ano.

Tem como objectivos:

  • Repovoamento dos rios do concelho de Boticas ajudando os ecossistemas a recuperar da pressão que os rios sofrem nos dias de hoje
  • Fornecimento da restauração e venda ao público de truta como ex-líbris da gastronomia de montanha típica do concelho de Boticas
  • Pesca lúdica e turística garantido experiências diferenciadoras aos visitantes do Boticas Parque.

Boticas Parque

O “Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade” situa-se no concelho de Boticas e abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça e o acesso faz-se pela Estrada Regional 311. A rápida ligação à auto-estrada A24 confere-lhe boas acessibilidades, tanto de Espanha (Galiza) como do Norte de Portugal.

O Parque é atravessado pelo Rio Beça, que apresenta uma vasta mata ripícola, entre uma área que, apesar da sua evolução natural, necessitou de uma recuperação, com regeneração do coberto vegetal natural, sobretudo carvalhais e das formações arbustivas/matos. A área encontra-se preservada, garantindo o seu valor natural e paisagístico, com especial cuidado na protecção dos habitats com enorme valor natural (florísticos, faunísticos e fungos).

Tendo como área de intervenção os antigos Viveiros Florestais da Relva, com aproximadamente 60 hectares, a criação deste Parque contemplou a construção de infra-estruturas e equipamentos de apoio, no sentido de tornar possível a gestão directa de habitats e espécies, a visitação do espaço, a sensibilização e o envolvimento dos cidadãos, a divulgação, disseminação e comunicação dos resultados obtidos e a promoção, conservação e valorização do património natural, com a consequente manutenção da biodiversidade.

Saiba tudo sobre o Boticas Parque aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta amplia centros de inovação de sementes hortícolas em Almeria e Múrcia

Partilhar              A Syngenta inaugurou hoje, 17 de Fevereiro, as instalações renovadas dos seus centros de I+D …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.