Início / Agenda / Porvid junta instituições e enólogos para debate sobre futuro do sector vitivinícola

Porvid junta instituições e enólogos para debate sobre futuro do sector vitivinícola

A Porvid — Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira, “consciente da importância para o sector vitivinícola da diversidade genética da videira em Portugal, a nível económico, social e de conservação do meio ambiente”, dinamiza, no próximo dia 16 de Janeiro, o debate “A Conservação da variabilidade genética intravarietal da videira e a sustentabilidade do sector vitivinícola”.

O evento decorre no Auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, entre as 9 e as 17 horas, com o principal objectivo de debater o futuro do sector vitivinícola, refere um comunicado da Associação. A inscrição é gratuita e pode ser feita até ao dia 10 de Janeiro.

A iniciativa conta com a presença de vários especialistas da área, que se juntam num momento dinâmico de partilha de experiências e de sabedoria, alavancado no conhecimento das castas portuguesas, no contexto do trabalho desenvolvido pela Porvid.

Quatro sessões principais

Assim, ao longo do dia, o programa é dividido em quatro sessões principais, preparadas de forma a analisar e perceber o panorama actual e futuro da videira, bem como estratégias para a sua valorização e conservação em Portugal.

“A identidade dos vinhos de Portugal” é o primeiro tópico a ser apresentado, seguido pela “Conservação e Selecção de Variedades Antigas de Videira e a geração de valor para o sector” e a “Exploração do património genético da videira: o futuro apoiado no passado”.

A iniciativa culmina numa mesa-redonda, onde diferentes oradores convidados se reúnem para debater o tema “Estado da arte na utilização da conservação genética da videira na geração de valor para o sector”.

Inscrições aqui. Para mais informações pode aceder ao site da Porvid e consultar o programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estudo: Oceano Atlântico pode “em breve” entrar na sua fase de declínio

Partilhar              Um novo estudo, recorrendo a modelos computacionais, prevê que uma zona de subdução actualmente na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.