Início / Agricultura / Portuguesa IncBio anuncia inovadora tecnologia de extracção de óleo de palma

Portuguesa IncBio anuncia inovadora tecnologia de extracção de óleo de palma

A IncBio, empresa de engenharia portuguesa líder no sector das instalações industriais totalmente automatizadas, está a introduzir no mercado uma revolucionária tecnologia de extracção de óleo de palma bruta (CPO – Crude Palm Oil), a qual consegue uma taxa de extracção de óleo (OER – Oil Extraction Rate) acima de 25%. Considerando que o OER para a indústria de óleo de palma da Malásia era de 20,1% em 2016, “isso representa um ganho de eficiência potencial de 25%. Isso é 25% mais óleo com os mesmos grupos de frutas frescas” (FFB – Fresh Fruit Bunches (FFB), dia a empresa em comunicado.

Em termos ambientais, esta tecnologia “resolve os principais problemas das unidades tradicionais de extracção de óleo de palma, com uma redução de 60% do consumo de água e uma redução de 50% da descarga de efluentes. Além disso, o próprio processo garante que o efluente tem 0,01%, ou menos, de contaminação por óleo, o que elimina a existência de lagoas de oxidação. Devido a esses números, as fábricas de óleo de palma da IncBio reduzem as emissões de metano em 50% e podem ser equipadas com opções que podem eliminar completamente as emissões de metano (composto ou unidade de gaseificação)”, garante a mesma fonte.

Para instalações novas ou existentes

A tecnologia pode ser implementada em novas unidades de produção de óleo de palma ou integrada em instalações existentes para modernizá-las, aumentando os rendimentos e reduzindo seu impacto ambiental. É também uma solução para os proprietários de plantações que lutam para aumentar a capacidade através do aumento da área de plantação nova, mantendo suas credenciais de sustentabilidade, uma vez que a mesma plantação e fruta pode produzir 25% mais de combustível.

Esta tecnologia da IncBio foi implementada há dois anos numa fábrica com capacidade para processar 30 MT/hora, “portanto, foi comprovada e ajustada num ambiente industrial. É uma tecnologia patenteada em todo o mundo, que demonstra sua abordagem única para a indústria de extracção de óleo”, salientam os responsáveis pela IncBio.

A IncBio nasceu em Portugal, em 2006, com a produção de unidades de biodiesel domésticas e de pequena escala. Desde então cresceu e tornou-se a maior fornecedora de equipamentos de biodiesel no País. Desde 2008 que a empresa se dedica à construção de unidades de grande escala com reactores ultrassónicos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Será o Nutri-Score uma opção de rotulagem totalmente fiável? Saiba tudo no webinar da CAP

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, na sequência da tentativa de aplicar em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.