O Prémio Ecotrophelia Portugal 2021, promovido pela PortugalFoods, s, associação reconhecida como cluster do sector agroalimentar português, pretende identificar e distinguir projectos criados por jovens universitários que tenham a capacidade de tornar o sector agroalimentar mais inovador, sustentável e competitivo. No total, a quinta edição deste concurso contou com 27 candidaturas.
A cerimónia de entrega de prémios da 5ª edição do Ecotrophelia 2021 vai realizar-se na próxima terça-feira, dia 29 de Junho, a partir das 17h30, na Casa do Vinho Verde, no Porto.
No total apresentaram-se 27 equipas a concurso, com o envolvimento de 120 participantes, e são 10 os finalistas que vão estar em destaque neste evento da cerimónia de entrega de prémios, na cidade do Porto. O Prémio Ecotrophelia reúne e desafia estudantes, professores, investigadores e profissionais do sector a reflectir e criar os produtos eco-inovadores do futuro.
10 equipas finalistas
No próximo dia 29 de Junho, as 10 equipas finalistas — Baguitas, Beanlce, Legumiscas, MochiPortugal, Molitaste, Norteggie, os Togrões, Patalgas, a Pro-Ómega e Ribeirinha D’ouro — vão apresentar os seus projectos finais ao painel de júri do Prémio Ecotrophelia Portugal, seguindo-se um momento de degustação dos produtos a concurso pelo júri.
No final desse mesmo dia, após todas as apresentações, realizar-se-á a Cerimónia de entrega dos prémios com o anúncio dos 3 vencedores da 5ª edição do Prémio Ecotrophelia Portugal. Também nesse dia será atribuída a distinção Born From Knowledge por parte da ANI — Agência Nacional de Inovação.
As 10 equipas de finalistas do prémio Ecotrophelia 2021 são oriundas da Escola Superior de Artes e Design, da Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Instituto Superior de Administração e Gestão, da Universidade de Aveiro e da Universidade Lusófona.
Relativamente às categorias em que se inserem os projectos inovadores apresentados pelos 120 alunos, 3 deles são Acompanhamentos, 6 são de Biscoito Doce, Bolo e Pastelaria, 5 são Recheios e Cremes para barrar, 2 são Gelados e Sorvetes, 2 são Pão e produtos de Padaria, 3 são Refeições Preparadas, 3 são Sobremesas, 1 é Molho e 1 é Pequeno almoço.
Esta é já a quinta edição do Ecotrophelia em Portugal e decorre com o apoio de várias entidades do sector agroalimentar. Dinamizada pela PortugalFoods a nível nacional, desde o lançamento da primeira edição, em 2017, esta iniciativa pretende continuar a destacar o reconhecimento do esforço que o sector agroalimentar tem feito no sentido de se aproximar das universidades e dos centros de conhecimento e inovação, estreitando relações, criando valor e evidenciando que o sector está a preparar o futuro.
A edição de 2020 do Prémio Ecotrophelia teve especial relevância para Portugal, uma vez que o projecto vencedor do concurso a nível nacional foi também o grande premiado europeu – entre os 13 países que estiveram a concurso. OrangeBee, o preparado fermentado desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, foi o grande vencedor da 13ª edição do Ecotrophelia Europe, elevando o conhecimento, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a capacidade competitiva do sector agroalimentar nacionais a nível europeu.
Agricultura e Mar Actual