Portugal vai ter mais cem equipas de sapadores florestais e 50 vigilantes da natureza

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou hoje, 21 de Outubro, um investimento de cerca de 20 milhões de euros em várias medidas, nomeadamente na contratação de 500 sapadores florestais (100 equipas) e de 50 vigilantes da natureza. Esta é uma das muitas medidas anunciadas hoje pelo Governo em Conselho de Ministros Extraordinário.

Esta contratação, que será feita ao longo dos próximos dois anos, elevará o número de equipas de sapadores a quase 400, sendo também adquiridos novos equipamentos. Dos novos vigilantes da natureza 20 entrarão ao trabalho no dia 4 de Novembro de 2017.

No âmbito da prevenção estrutural das matas nacionais, o Governo vai alocar três milhões de euros à rede primária de defesa contra incêndios.

O projecto-piloto da Peneda-Gerês, que causou uma diminuição da área ardida 60% inferior ao ano passado, vai ser replicado noutros parques florestais nacionais.

Aproveitamento de combustível

Por outro lado, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou que vão ser feitos os estudos para criar um mercado de combustíveis para bio-refinarias capazes de utilizar os resíduos que resultam da limpeza das florestas portuguesas.

Este modelo incentivará a valorização dos resíduos florestais, “criando assim uma capacidade de desenvolver um sistema de recolha, quer pelas autarquias, quer por empresas que o queiram fazer”, realçou Manuel Caldeira Cabral.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.