O “Portugal Sou Eu” vai estar na 6.ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, que acontece entre os dias 30 de Agosto e 2 de Setembro, no Espaço Agros, na Póvoa de Varzim.
Acompanhado por oito empresas aderentes da fileira alimentar, o “Portugal Sou Eu” vai ocupar um espaço de 54 metros quadrados, que servirá para mostrar os produtos com o Selo do programa e para sensibilizar visitantes e expositores para a importância de consumir produtos nacionais.
Presentes no espaço “Portugal Sou Eu” vão estar as empresas aderentes: Lacticínios de Azeméis, Sabores da Torre, Segredos do Côa, Licor de Aveiro, Groselha-Espim, DoCereal, Licor 35 e Minhofumeiro.
Novas áreas de negócio em exposição
Para esta edição, a AgroSemana contará com novas áreas de negócio em exposição e uma maior diversidade de actividades. Na edição do ano passado, a AgroSemana contou com mais de 60 mil visitantes e 150 expositores.
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para dinamizar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.
O Selo “Portugal Sou Eu” é atribuído aos produtos e serviços com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego nacional e valor acrescentado nacional da empresa.
2.000 aderentes
Até ao momento, estão inscritas no programa “Portugal Sou Eu” cerca de duas mil empresas e mil estabelecimentos aderentes, que se traduzem em 52 mil postos de trabalho. Estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” mais de nove mil produtos e serviços que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 11,7 mil milhões de euros.
A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas, sendo que 52 por cento são do setor da alimentação e bebidas e 23,4% correspondem às actividades de artesanato.
O “Portugal Sou Eu” tem financiamento do programa Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e é gerido por um Órgão Operacional formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
Agricultura e Mar Actual