Início / Agenda / Portugal recebe formação especializada sobre emergência e resgate técnico de animais de grande porte

Portugal recebe formação especializada sobre emergência e resgate técnico de animais de grande porte

A Universidade Lusófona, em Lisboa, vai receber a primeira formação especializada de sempre sobre emergência e resgate técnico de animais de grande porte. Numa iniciativa inédita, dinamizada pela Provedora do Animal do Ministério de Agricultura e Pescas, entre os dias 23 e 25 de Maio, especialistas internacionais vão contribuir para acções de sensibilização, para o publico em geral e específico que inclui bombeiros, médicos veterinários, e forças de segurança sobre como resgatar animais de grande porte (equinos, bovinos, outros) em caso de acidente ou catástrofe.

No dia 23 de Maio, este primeiro evento de “Emergência e Resgate Técnico em Espécies Animais de Grande Porte” conta com um webinar aberto a todos, com o objectivo de sensibilizar também a população para a importância do trabalho de equipa em situações de emergência e regaste de animais de grande porte em caso de acidente ou catástrofe, refere uma nota de imprensa da Provedora do Animal, Laurentina Pedroso. O webinar é gratuito e pode ser acompanhado em directo na página de Facebook da Provedora do Animal (aqui).

Já no dia 24, a formação é dirigida a Médicos Veterinários, enquanto o dia 25 é dedicada a agentes da protecção civil, bombeiros e forças de segurança. Em ambos os dias, serão feitas demonstrações práticas e testados cenários da vida real para melhor percepção da forma de actuar, com recurso a modelos e manequins em tamanho real.

Irão participar no evento e treino/formação a Liga dos Bombeiros Portugueses, o Exército de Portugal, GNR – Guarda Nacional Republicana, PSP – Polícia de Segurança Pública, DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, ANVETEM – Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios, APMVE – Associação Portuguesa Médicos Veterinários de Equinos e APB – Associação Portuguesa de Buiatria.

Resposta eficaz

“Aquando de incidentes que envolvam animais, como acidentes rodoviários, inundações, incêndios e outras emergências é essencial termos uma resposta eficaz que proporcione uma elevada viabilidade do seu salvamento. É por isso fundamental que, os médicos veterinários, bombeiros, forças de segurança e todos aqueles envolvidos em emergências e salvamento de animais, nomeadamente animais de grande porte (equinos, bovinos e outros), possam estar dotados de conhecimento e competências técnicas que o permitam fazer com elevado nível de excelência”, explica a mesma nota.

A Provedora, com “a acção de sensibilização e formação aqui propostas, pioneiras no nosso País e até mesmo na Europa, pretende sensibilizar e contribuir para melhorar as atitudes e os conhecimentos do publico em geral e das forças de intervenção, em particular, através da aquisição de conhecimento e competências, criação de planos e de procedimentos que permitam uma ajuda técnica correcta aos animais e, com isso, uma maior possibilidade de resgate com vida”, realça a mesma nota.

Para Laurentina Pedroso, “este é um momento único em que daremos aos nossos veterinários, bombeiros e demais forças de segurança formação especializada em emergência e resgate técnico de animais de grande porte. As cheias no Brasil são apenas mais uma prova de que não podemos descurar o salvamento destes animais”.

Especialistas mundiais convidados

Este primeiro evento de “Emergência e Resgate Técnico em Espécies Animais de Grande Porte” conta com dois especialistas mundiais convidados:

  • Leonardo Maggio de Castro, Médico Veterinário do Brasil, especialista em socorro de animais de grande porte. Instrutor em Resgate Técnico Animal do corpo de bombeiros militar do Estado de S. Paulo. Esteve na linha da frente, coordenando a equipa de resgate animal nas enchentes no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo sido o Médico Veterinário responsável por coordenar o resgate do cavalo “Caramelo”, retirado do telhado de uma casa, que se tornou um símbolo de resiliência e esperança;
  • Rebecca Husted, Biologa, Ph.D. Veterana de combate/ Condecorada, serviu durante 28 anos a reserva militar federal do exército dos Estados Unidos da América. Foi chefe da equipa de Comunicações J6 na coordenação de várias agências em exercícios militares em resposta a catástrofes em 32 países. Especialista em regaste animal e formadora na área há mais de 25 anos. Autora de livros e várias publicações sobre o tema.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.