Início / Agricultura / Portugal mantém estatuto de País oficialmente livre de gripe aviária

Portugal mantém estatuto de País oficialmente livre de gripe aviária

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que o caso de gripe aviária recentemente detectado num cadáver de ave selvagem (Garça-real) no Algarve, “não representa qualquer alteração do estatuto sanitário do País em matéria de gripe aviária.

“Portugal mantém o estatuto de País oficialmente livre desta doença”, acrescenta aquela Direcção, salientando que “os consumidores não são afectados pela gripe aviária através do consumo de carne de aves ou de ovos”.

A gripe aviária é uma doença extremamente contagiosa causando nas aves elevada mortalidade. Os vírus sofrem contínuas alterações genéticas e podem adaptar-se a novos hospedeiros, podendo colocar sérios riscos variáveis e imprevisíveis na saúde pública e animal.

Dois grupos de infecção

As infecções pelos vírus da gripe aviária dividem-se em dois grupos com base na sua patogenicidade: gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), que se dissemina rapidamente, causando doença grave com mortalidade elevada (até 100% no prazo de 48 horas) e gripe aviária de baixa patogenicidade (GABP) que geralmente causa doença ligeira e que pode facilmente passar despercebida.

Não há nenhuma evidência epidemiológica em que a gripe aviária possa ser transmitida aos seres humanos através do consumo de alimentos, nomeadamente de carne de aves de capoeira e ovos.

Para mais informação sobre a gripe aviária, clique aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas. PS promete plena implementação das medidas de discriminação positiva previstas no Estatuto da Agricultura Familiar

Partilhar               O Partido Socialista (PS) promete, se ganhar as eleições legislativas de 30 de Janeiro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.