Início / Agricultura / Portugal Fresh alerta para perda de competitividade face aos agricultores espanhóis

Portugal Fresh alerta para perda de competitividade face aos agricultores espanhóis

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, um aumento homólogo de 16%. Mas, analisando o preço por quilo dos produtos exportados, os resultados mostram que o crescimento não é suficiente para compensar o aumento dos custos e a inflação.

Assim, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal apela “a uma distribuição mais justa do valor da produção na cadeia agroalimentar, com uma melhor remuneração aos produtores”. E sublinha que “todas as medidas até agora anunciadas pelo Governo são exíguas face às adoptadas em Espanha, maior concorrente de Portugal a nível da produção“.

Relembre-se os agricultores espanhóis estão a pagar, por exemplo, o gasóleo agrícola mais de 20 cêntimos abaixo que os portugueses. E o apoio do governo espanhol vai manter-se até ao final do ano.

Em nota de imprensa, de divulgação da evolução positiva das exportações, a Portugal Fresh refere que, “para colmatar os efeitos da seca que atinge todo o território nacional é também urgente a modernização dos aproveitamentos hidroagrícolas e a criação de charcas e barragens, vitais para ultrapassar os impactos das alterações climáticas”.

“Os produtos portugueses têm muita procura no mercado internacional e se não renovarmos e modernizarmos os perímetros de rega existentes e criando novos, os países na latitude sul da Europa irão aproveitar a nossa falta de estratégia para o regadio”, alerta Gonçalo Santos de Andrade, presidente da Portugal Fresh.

A Portugal Fresh tem em curso um Projecto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agricultores vão começar a receber os 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola gasto em 2021

Partilhar              A decisão já está publicada em Diário da República. Os agricultores vão receber  10 cêntimos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.