A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex) identificou 27 países como prioritários para a execução de uma estratégia de captação de investimentos, disse sexta-feira, 19 de Julho, em Luanda o administrador Lello Francisco, avança o portal Macauhub. E Portugal é um deles.
O administrador, no decurso de uma mesa redonda consagrada à “Cooperação estratégica Angola-Turquia”, promovida pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas, mencionou, além da Turquia, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Polónia, Portugal, Rússia, Países Baixos, Reino Unido, Singapura e Uruguai, para citar apenas alguns.
Critérios
Lello Francisco, citado pelo Jornal de Angola, declarou que a lista foi adoptada com base em critérios estabelecidos, por ordem da importância, pela capacidade tecnológica, capitais e investimentos, tendo em atenção a vocação desses países para os investimentos no continente africano.
O programa de captação de investimento na Turquia tem em conta o forte potencial daquele país na indústria têxtil, apontou o administrador, revelando “acções concretas” da agência para, no sentido contrário, dinamizar a exportação de mármore e outras rochas ornamentais para aquele país.
Agricultura e Mar Actual