Início / Agricultura / Portugal, Espanha e França iniciam o projecto de valorização de plantas medicinais e aromáticas

Portugal, Espanha e França iniciam o projecto de valorização de plantas medicinais e aromáticas

O projecto de valorização das plantas aromáticas e medicinais “ValuePAM”, arrancou oficialmente esta semana, através de uma jornada de abertura celebrado na quarta-feira passada, dia 11 de Outubro, na sede do coordenador da parceria, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em Portugal.

O ValuePAM é uma iniciativa co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg SUDOE (Programa de Cooperação Interreg V-B na Península Ibérica). O seu objectivo é melhorar a gestão, planificação e valorização das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e o seu uso como ferramenta de diversificação económica e desenvolvimento sustentável dos espaços naturais e zonas rurais e transferir os resultados obtidos às instituições públicas e privadas envolvidas na gestão do recurso.

Caracterização das PAM

Para tal, no projecto os parceiros espanhóis, franceses e portugueses desenvolverão várias acções como a caracterização das PAM nos espaços implicados, assim como análise das espécies, criação de planos de gestão e vários testes piloto, um dos quais será desenvolvido em Portugal.

Com uma duração de dois anos, o projecto incidirá em 27 espaços naturais protegidos das regiões SUDOE parceiras do projecto: o Parque Natural do Vale do Guadiana (Portugal); 24 espaços da Rede de Espaços Naturais Protegidos da Andaluzia, Parc Nacional d’Aigüestortes i Estanh de Sant Maurici e Parc Natural del Cadí Moixeró (Espanha); o Parc national des Pyrénées (França).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.