Início / Agricultura / Portugal envia equipa de combate a incêndios florestais com 141 elementos para o Chile

Portugal envia equipa de combate a incêndios florestais com 141 elementos para o Chile

França, Portugal e Espanha, na sequência de um pedido de assistência do Chile, vão destacar mais de 250 bombeiros, peritos em protecção civil e pessoal médico para as zonas mais afectadas pelos incêndios através do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (UE).

Muitos incêndios florestais estão activos no Centro e no Sul do Chile devido a temperaturas elevadas recorde, refere a Comissão Europeia em nota de imprensa. E acrescenta que a resposta europeia em matéria de protecção civil inclui: uma equipa de 141 bombeiros, peritos em protecção civil e pessoal médico de Portugal; uma equipa composta por 80 bombeiros franceses; e duas equipas de combate a incêndios florestais com um total de 28 pessoas e uma equipa de consultoria e avaliação do combate a incêndios florestais com 10 peritos de Espanha.

Foi também destacado para o Chile um agente de ligação do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE e, nos próximos dias, será enviada uma Equipa de Protecção Civil da UE.

O Centro Europeu de Resposta de Emergência activou o serviço de comunicação Aristotle da UE e o serviço de cartografia de emergência por satélite Copernicus, que já produziu 15 mapas. No início deste ano, a UE já canalizou 100.000 euros em ajuda de emergência para apoiar a Cruz Vermelha chilena que ajuda as pessoas afectadas pelos incêndios de finais de Dezembro na região de Valparaíso, a 120 km da capital, Santiago, acrescenta a mesma nota.

Para Janez Lenarčič, Comissário para Gestão de Crises, “numa altura em que o nosso continente enfrenta emergências tão graves como o terramoto na Turquia e na Síria e a guerra na Ucrânia, louvo a França, Portugal e Espanha por não esquecerem o que se passa noutras partes do Mundo. A resposta a esta catástrofe avassaladora, mobilizada pelo Mecanismo de Protecção Civil da UE, demonstra mais uma vez o seu valor acrescentado nos esforços internacionais para salvar vidas, ao mesmo tempo que representa o melhor da solidariedade europeia em acção tanto na UE como em todo o Mundo”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.