Início / Agricultura / Portugal e Espanha pedem à Comissão Europeia medidas urgentes para enfrentar a seca

Portugal e Espanha pedem à Comissão Europeia medidas urgentes para enfrentar a seca

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, esteve reunida, esta manhã, 24 de Maio, com o ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação do Reino de Espanha, Luís Planas. Um encontro que aconteceu no âmbito da preparação da presidência espanhola do Conselho Europeu.

Além de apresentadas as prioridades estabelecidas por Espanha para a presidência, foi possível o debate de questões comuns a ambos os países, tendo em vista, designadamente, a identificação de oportunidades partilhadas, refere uma nota de imprensa do Ministério da Agricultura.

Dado o actual contexto e sendo um dos desafios que mais afecta a Península Ibérica, a situação de seca na Europa foi um dos assuntos abordados. Assim, feito um ponto de situação e identificadas as medidas já adoptadas, também esteve em cima da mesa a intervenção que os dois países estão a preparar, juntamente com França e Itália, a qual será apresentada, à Comissão Europeia, a 30 de Maio, na próxima reunião do Conselho Europeu de Agricultura e Pescas.

“Pretende-se, por esta via, reforçar a importância da autorização do recurso aos instrumentos contemplados e previstos na Política Agrícola Comum”, realça a mesma nota.

Para a ministra Maria do Céu Antunes, “além do gosto imenso que é receber representantes de um país tão próximo em tantos aspectos para lá do geográfico, estes encontros são da máxima importância, principalmente quando está a ser preparada a presidência do Conselho Europeu, a qual será assumida por Espanha. O impacto dos efeitos das alterações climáticas, a viabilidade e a sustentabilidade das actividades, a aposta na produção e transferência de conhecimento e a manutenção da segurança alimentar num contexto tão desafiante como o atual são apenas alguns dos temas que, a título de exemplo, posso mencionar para ilustrar a abrangência e o carácter estratégico da cooperação entre estes dois países, unidos por muito mais do que apenas uma fronteira”.

Ideias corroboradas por Luís Planas, que, no final desta reunião, afirmou que “é muito importante esta cooperação a uma só voz, face aos estragos que a Península Ibérica está a enfrentar, no próximo Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia. Partilhamos o mesmo território e enfrentamos problemas semelhantes, por isso, juntos vamos pedir ajuda à Comissão Europeia para ajudar os nossos agricultores”.

Nesta reunião participaram ainda os secretários de Estado da Agricultura e das Pescas da República Portuguesa, Gonçalo Rodrigues e Teresa Coelho, o secretário Geral de Agricultura e Alimentação do Reino de Espanha, Fernando Miranda Sotillos, a Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig, bem como representantes de diversos organismos dos dois países, responsáveis por matérias que estiveram em análise.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.