Início / Agricultura / Portugal continental ainda continuou seco em Dezembro de 2017

Portugal continental ainda continuou seco em Dezembro de 2017

O mês de Dezembro de 2017 em Portugal continental classificou-se como seco, com um valor de precipitação que corresponde a 68% do valor médio, sendo importante mencionar que este foi o 9º mês consecutivo com valores de precipitação abaixo do normal.

Refere uma nota do IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera que, nos últimos 7 anos o valor médio da quantidade de precipitação em Dezembro tem sido sempre inferior ao valor normal e nos últimos 17 anos apenas em Dezembro de 2002, 2009 e 2010 ocorreram valores de precipitação acima da normal.

Desagravamento da situação de seca

No entanto e de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, em Dezembro verificou-se um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território, e em particular na região Norte; no final do mês 6% do território estava em seca extrema, 58% em seca severa, 29% em seca moderada e 6% em seca fraca.

Relativamente à temperatura do ar, o valor médio da temperatura média, 9.29 °C foi inferior ao normal em -0.68 °C. O valor médio da temperatura máxima, 14.34°C, foi superior ao normal em 0.46°C, sendo o 4º mais alto desde 2000. O valor médio da temperatura mínima, 4.23°C foi inferior ao normal em -1.82°C.

Os técnicos do IPMA destacam os valores de temperatura mínima muito inferiores ao normal, entre os dias 1 e 7 e entre 16 e 24 de Dezembro. Nos dias 1, 3 e 4 de Dezembro mais de 60% das estações meteorológicas do continente registaram valores de temperatura mínima inferiores ou iguais a 0°C.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto DesAgro 4.0 termina com Congresso sobre o tema “A Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Rude – Associação de Desenvolvimento Rural promove no dia 7 de Julho o evento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.