Início / Featured / Portos dos Açores tem lucro pela primeira vez: 956 mil euros em 2022

Portos dos Açores tem lucro pela primeira vez: 956 mil euros em 2022

A Portos dos Açores registou, em 2022, um resultado líquido positivo de 956 mil euros, marca inédita, que “demonstra e confirma uma trajectória de melhoria significativa do desempenho económico da empresa encetada nos últimos anos”.

A Portos dos Açores já havia antecipado – em comunicado datado de 6 de Janeiro – a perspectiva de atingir, pelo segundo ano consecutivo, os melhores resultados operacionais e financeiros de sempre, confirmando e superando, agora, essas previsões, realça uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.

O volume de negócios, que vem demonstrando uma tendência de crescimento desde 2020, atingiu uma marca histórica superior a 25 milhões de euros, que proporcionou o melhor EBIDTA (resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos, de 7,7 milhões de euros) e os melhores resultados operacionais de sempre (2,6 milhões de euros).

“Estes registos têm o particular mérito de terem sido construídos por via do aumento da actividade operacional nos vários portos dos Açores e não por via de aumentos de tarifários”, frisa a mesma nota.

Em 2022, a Portos os Açores assegurou o funcionamento do maior número de sempre de gares, equipamentos, viaturas e embarcações ao dispor da empresa e dos seus parceiros/clientes. Registou, ainda, o maior número de escalas, estadias, GT (tonelagem bruta) em navios e o maior volume total de mercadorias transaccionadas da história da empresa, bem como um valor recorde de escalas de navios de cruzeiro.

Estes resultados “vêm dar maior consistência e robustez estrutural à Portos dos Açores, uma empresa pública que se considera estratégica para garantir o desenvolvimento de boas políticas públicas, bem como garantir e suportar toda a cadeia logística gerida a partir dos portos, marinas e dominial associado, na Região Autónoma dos Açores”, refere a Administração da Portos dos Açores.

E acrescenta que a evidência de resultados líquidos positivos pela primeira vez na história da Portos dos Açores “confirma a alteração de paradigma instituída pela administração da empresa desde Junho de 2021. Este novo modelo de gestão procura garantir a sustentabilidade da empresa, invertendo a evolução passada que redundou num quadro financeiro de dívida insustentável, consequência de anteriores gestões, conforme resultados públicos da auditoria externa realizado pela Ernst & Young, em Setembro de 2021”.

Os resultados registados em 2022 “entendem-se realmente diferenciadores e assentes numa verdadeira equipa de briosos profissionais, que trabalha com afinco e determinação todos os dias, para garantir uma verdadeira relação de confiança, transparente e legalista, com as suas Comunidades Portuárias, sitas nas nossas nove ilhas”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.