Início / Apoios e Oportunidades / Portos dos Açores inicia procedimento de atribuição de espaços para actividades marítimo-turísticas na marina da Horta

Portos dos Açores inicia procedimento de atribuição de espaços para actividades marítimo-turísticas na marina da Horta

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, informa que a Portos dos Açores já iniciou o procedimento de consulta prévia para atribuição do direito de utilização de espaços destinados ao apoio das actividades marítimo-turísticas na Marina da Horta.

Depois de uma visita ao local no passado dia 3 de Junho, foi de imediato desencadeado todo o processo legal para concretização da entrega do edifício à Portos dos Açores e a consequente colocação das fracções ao serviço dos empresários do sector.

Berta Cabral sublinhou que “colocar estes espaços disponíveis para as empresas marítimo-turísticas antes de se iniciar o Verão era um objectivo explícito”, clarificando que “a necessidade era evidente há muito tempo e que, agora, se tornava premente colocar o investimento realizado a contribuir para o desenvolvimento turístico e económico do Faial”.

O edifício de apoio às actividades marítimo-turísticas do porto da cidade da Horta é um investimento do Governo dos Açores, veiculado pela Direcção Regional do Turismo, cuja gestão foi atribuída à Portos dos Açores pela Resolução do Conselho do Governo n.º 107/2022, de 13 de Junho de 2022.

A infra-estrutura reveste-se de grande importância para os diversos sectores de actividade marítima, pois permite a valorização e o reforço da competitividade das empresas locais através da prestação de serviços com maior qualidade, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Marina da Horta

A Marina da Horta, localizada no lado sudeste da Ilha do Faial, a 50 metros do centro da cidade da Horta, é a mais importante dos Açores e a quarta marina mais visitada do Mundo. A sua localização oferece um excelente abrigo contra os ventos de todas as direcções e faz dela uma escala quase obrigatória para os veleiros que viajam das Caraíbas em direcção ao Mediterrâneo.

A Horta é também o ponto de encontro de muitas regatas internacionais como Les Sables – Les Açores- Les Sables, Atlantique Pogo, La Route des Hortensias, ARC Europe, Ceuta-Horta, OCC Azores Pursuit Race, entre muitas outras. A Marina da Horta é detentora da Bandeira Azul Europeia desde 1987.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.