Após 20 anos de colaboração entre
O Porto de Setúbal e a Volkswagen Autoeuropa renovaram a sua parceria, já com 20 anos, expressa através da concessão do Terminal Volkswagen/Autoeuropa, com a prorrogação do respectivo contrato por mais cinco anos, renovável.
A vinda do novo modelo para a fábrica de Palmela, em 2017, “cria a expectativa dum significativo aumento do volume de produção de veículos e também, previsivelmente, da movimentação através do Porto de Setúbal. Por consequência, as ligações existentes irão ser reforçadas e poderá haver mais destinos a serem servidos directamente a partir do Porto de Setúbal, o que reforçará a sua importância no movimento roro, nos contextos nacional e internacional”, diz a administração do porto em comunicado.
Mais de 80 mil unidades passaram pelo Porto de Setúbal
Os veículos do Grupo Volkswagen fabricados na Autoeuropa exportados pelo Porto de Setúbal, em 2015, superaram as 80 mil unidades, tendo como principais destinos a Alemanha, porto de Emden, (principal hub logístico da VW), pela linha da VW Transport; a China, portos de Guangzhou, Shanghai e Xingang, pela linha NYK; o Reino Unido, portos de Grimsby, Sheerness, Tyne, White Hill Point, pela linha EML.
A fábrica de Palmela da Volkswagen Autoeuropa foi considerada a melhor unidade de produção de 2015, o que lhe valeu o prémio de melhor fábrica da marca, durante a conferência anual de produção e logística da Volkswagen, realizada na Alemanha. Foi, inclusive, a primeira unidade industrial instalada fora deste país a receber tal distinção.
“É de realçar ainda que o Porto de Setúbal é e continuará a ser o eixo de escoamento mais importante na exportação dos veículos produzidos na Volkswagen Autoeuropa, o que contribui decisivamente para a liderança do porto na movimentação roro de veículos ligeiros em Portugal”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual