Início / Featured / Porto de Setúbal com recorde absoluto nos contentores em 2016

Porto de Setúbal com recorde absoluto nos contentores em 2016

O Porto de Setúbal bateu o recorde absoluto de contentores movimentados em 2016, com 156,5 mil TEU (unidade equivalente a 20 pés), mais 29,2% face a 2015 (121 mil TEU). Por sua vez, na carga ro-ro (roll-on roll-off), o número de veículos ligeiros novos subiu para 172 mil viaturas, mais 1,7% em relação a 2015 (168,7 mil viaturas).

O Terminal Multiusos Zona 2, concessionado à Sadoport, continuou a sua trajectória de crescimento sustentado ao conseguir mais um recorde absoluto de movimentação em 2016, superando a barreira de 2 milhões de toneladas (2,2 milhões), mais 12% do que em 2015 (1,9 milhões).

“Neste ano, registou-se a continuação moderada de uma mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas no Porto de Setúbal, com um crescimento das cargas de valor acrescentado, nomeadamente contentores e ro-ro, relativamente a cargas industriais pesadas, que se reflecte no total geral do porto, cerca de 7 milhões de toneladas movimentadas, menos 6,8% face a 2015, mas que, por outro lado, aumenta o contributo da infraestrutura portuária para a economia da região e para a criação de emprego”, diz um comunicado do porto.

Melhoria das acessibilidades marítimas

Esta tendência, a que se adiciona os projectos de melhoria das acessibilidades marítimas, a requalificação das ligações ferroviárias e o desenvolvimento dos sistemas de informação portuária e do VTS, constitui “mais um indicador que confirma que o Porto de Setúbal está no caminho da modernização, do crescimento e da competitividade”, acrescenta a mesma fonte.

Em 2017, o Porto de Setúbal prevê um aumento das exportações de veículos com a entrada em produção, no último trimestre, do novo modelo da Volkswagen na fábrica da AutoEuropa, contribuindo para a consolidação e crescimento do movimento ro ro.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.