Início / Agenda / Porto de Setúbal recebe Circuito Europeu de Stand Up Paddle

Porto de Setúbal recebe Circuito Europeu de Stand Up Paddle

Setúbal e o seu Porto irão receber, nos próximos dias 7 e 8 de Maio, o Circuito Europeu de Stand Up Paddle (SUP), promovido pela EuroTour, perna europeia do circuito mundial desta nova modalidade. Trata-se de mais uma iniciativa náutica organizada pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e pela Câmara Municipal de Setúbal, fruto da parceria entre as duas entidades, visando dinamizar a náutica de recreio neste porto, atraindo novas modalidade, participantes e turistas para a região.

O evento irá desenrolar-se a partir do Parque Urbano de Albarquel (PUA) e inclui quatro provas a decorrer ao longo do fim de semana, no Sábado serão realizadas a Elite Race (12h30) e a Amateur Race (15h30); o Domingo está reservado para as provas Junior (14h30) e Team Relay (15h30). Para inscrições e informação adicional, pode ser consultado o site www.eurotoursup.com. Embora o circuito seja anfitrião dos melhores atletas da Europa, com vários atletas de topo a nível mundial, pretende-se incentivar a participação de atletas de diferentes níveis assim como simpatizantes da modalidade com pouca experiência, com um particular interesse no encorajamento da faixa etária mais jovem.

9 países envolvidos

O EuroTour envolve 9 países, em 14 provas, tendo surgido do objectivo de reunir as melhores provas e atletas na Europa, unificando eventos e tornando-os mais acessíveis para os atletas através do apoio logístico, incluindo o transporte das suas pranchas entre eventos. Segundo o promotor, as provas de 2016 incluem atletas de elite, classificados no Top10 do EuroTour 2015 Masculino & Feminino, assim como atletas actualmente classificados no Top15 (Feminino) e Top30 (Masculino) do “Sup Racer World Rankings”.

O Stand Up Paddle (SUP) parece ter tido origem nas ilhas havaianas, no início dos anos sessenta, com os Beach Boys de Waikiki remando, em pé, para registar fotografias dos turistas que ali praticavam surf. Hoje, é um desporto com grande popularidade, acessível a uma faixa etária entre os 10 aos 70 anos; um dos desportos que mais cresce no mundo, devido à migração de alguns atletas de windsurf, surf, canoagem e outros desportos de remo. Tem como vantagens ser uma actividade de cross-training e permitir, em simultâneo, o usufruto da observação da paisagem e da natureza.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional está a recrutar técnico de controlo de qualidade

Partilhar               O COTHN — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, com sede em Alcobaça, informa que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.