O Porto de Sines recebeu, no dia 15 de Outubro, uma comitiva de Embaixadores da União Europeia, liderada pela Dinamarca, que assume actualmente a presidência do Conselho da União Europeia. A visita, promovida pela AICEP Global Parques com a parceria do Porto de Sines, contou com a presença do secretário de Estado das Energias, Jean Barroca, do Embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen, da CEO da Aicep Global Parques, Isabel Cardoso e do presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Pedro do Ó Ramos.
A comitiva iniciou o programa no Centro de Negócios da Aicep Global Parques, onde teve lugar uma apresentação sobre o compromisso de Portugal com a transição energética e sustentabilidade, conduzido pela secretário de Estado das Energias. Seguiu-se uma intervenção de Miguel Borralho, que destacou o papel estratégico da ZILS enquanto maior área industrial e logística de Portugal e a sua relevância crescente na captação de investimento internacional, avança uma nota de imprensa do Porto de Sines.
Foram igualmente apresentados os projectos de investimento dinamarquês em curso na região de Sines, promovidos pela Copenhagen Infrastructure Partners, que demonstram o interesse crescente de empresas europeias em integrar Sines na estratégia de descarbonização e desenvolvimento de energias renováveis.
No seguimento da visita, a delegação teve a oportunidade de realizar uma visita à ZILS e ao Porto de Sines, onde foram recebidos pelo presidente da APS, Pedro do Ó Ramos. A delegação teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto, com destaque para os projectos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental, transição energética e digital, pilares centrais do posicionamento do Porto de Sines enquanto hub logístico e energético de relevância atlântica e europeia.
Durante a sessão, foi destacado o trabalho desenvolvido pelo Porto de Sines no âmbito da Agenda NEXUS, com destaque para um dos projectos desenvolvidos no seio do projecto, a Port Cyber Arena, um centro de formação especializado em cibersegurança para o sector dos transportes e da logística que procura reforçar o posicionamento internacional do Porto de Sines na segurança da informação e resiliência de toda a cadeia logística, adianta a mesma nota.
Foram igualmente apresentadas as perspectivas de expansão portuária, com foco no futuro Terminal Vasco da Gama, infra-estrutura que irá reforçar a capacidade de movimentação de contentores e consolidar Sines como um dos principais portos de referência no espaço europeu.
Esta visita da comitiva de Embaixadores europeus vem reforçar a importância estratégica do Porto de Sines enquanto infra-estrutura de cooperação económica e energética entre Portugal e os países da União Europeia, destacando Sines como um polo determinante para o futuro sustentável e competitivo da Europa.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
