Porto de Sines marca presença no Portugal Railway Summit

Pedro do Ó Ramos, presidente do conselho de administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, foi um dos oradores do painel Railways Connecting Europe.

O Porto de Sines participou no Portugal Railway Summit, que teve lugar nos dias 21 e 22 de Maio, propondo-se discutir o “futuro do sector ferroviário nacional, tendo em conta os desenvolvimentos em curso, cruciais para o reforço da coesão entre Portugal e o resto da Europa”, avança uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.

Pedro do Ó Ramos deu conta das expectativas do Porto de Sines, face à futura entrada em operação do troço Évora-Elvas, já no início de 2026, que “potenciará a penetração de Sines no hinterland, reduzindo a distância e tempos de trânsito e permitindo a operação de composições maiores. Com uma oferta mais competitiva e eficiente, Sines visa potenciar o seu posicionamento enquanto porto ao serviço dos importadores e exportadores Ibéricos”.

Para além dos investimentos sob responsabilidade do Governo Português, o Porto de Sines tem vindo, de igual modo, a “investir na requalificação e modernização das acessibilidades ferroviárias, num ambicioso plano de investimentos que contabiliza já 9,4 milhões de euros”. No entanto, a APS desenvolve ainda uma série de projectos e estudos com vista ao desenvolvimento de novas acessibilidades ferroviárias ao terminal de contentores existente e ao futuro Terminal Vasco da Gama, que totalizarão 15 milhões de euros, montante este enquadrado num investimento global da ordem dos 32 milhões de euros, a concretizar até 2030.

No entanto, e pese embora estas melhorias venham a contribuir para um incremento significativo do tráfego com o hinterland Ibérico, Pedro do Ó Ramos salientou que a beneficiação do corredor Sines – Madrid apenas fica “completa com a intervenção do lado Espanhol, nomeadamente no troço entre Talayuela e Madrid, sendo de cabal importância encurtar o prazo de execução, prevendo-se, hoje, a conclusão dos trabalhos para 2033”, adianta a mesma nota.

De salientar que o Porto de Sines tem vindo a “afirmar-se como uma importante plataforma ferroviária de mercadorias, movimentando 70 comboios semanais com ligação direta às plataformas intermodais de Portugal e Espanha”.

Por outro lado, o Plano Estratégico do porto, definido para o horizonte 2020-2030, aponta o objectivo de “duplicar a quota de mercado no hinterland Ibérico, fixando-se o objectivo em 8%”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.