O Porto de Setúbal recebeu hoje, 6 de Setembro, um comboio com 125 viaturas Volkswagen, na primeira viagem de reactivação do transporte de veículos por ferrovia a partir da fábrica AutoEuropa, em Palmela, para o terminal portuário.
A partir de hoje e até Dezembro serão feitas duas viagens diárias com um total de 250 viaturas transportadas e, numa segunda fase a partir de Janeiro, 4 viagens diárias com um total de 500 viaturas, permitindo transportar por ferrovia 68% do volume da produção da fábrica já em 2020, refere um comunicado do Porto de Setúbal.
Redução de 80% das emissões de CO2
Esta operação, da responsabilidade da Volkswagen Konzernlogistik em parceria logística com a Rodo Cargo, permite retirar 64 camiões da estrada e contribui para a diminuição do tráfego rodoviário para o Porto de Setúbal, representa uma redução de 80% das emissões de CO2/dia (poupança de 500t de CO2/ano), face ao camião.
O Porto de Setúbal, com estes novos comboios diários reforça e consolida a sua posição de segundo porto nacional na movimentação de cargas por ferrovia, contribuindo para um transporte mais sustentável e amigo do ambiente.
Este serviço integra-se na aposta da APSS de desenvolvimento do transporte ferroviário, estando em curso a execução do projecto de melhoria dos acessos ferroviários ao porto, tendo em vista reduzir constrangimentos na circulação de mercadorias, aumentar a segurança e a capacidade de recepção de comboios.
Agricultura e Mar Actual