Início / Featured / Porto de Setúbal cresce 6,5% até Junho com 3,4 milhões de toneladas movimentadas

Porto de Setúbal cresce 6,5% até Junho com 3,4 milhões de toneladas movimentadas

O Porto de Setúbal cresceu 6,5% no primeiro semestre face a igual período em 2020, com 3,4 milhões de toneladas movimentadas. Alavancado pela carga geral, que atingiu o valor 2 milhões de toneladas (aumento de 21% no semestre), este “crescimento acentua o contributo do porto para a recuperação da economia da nacional”.

Por modos da carga geral, a carga fraccionada cresceu 38%, com 832 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 137 mil unidades e a carga contentorizada, 14,5%, com 91 mil TEU´s, explica uma nota de imprensa do Porto de Setúbal.

Até ao final do mês de Junho manteve-se a consolidação da vertente exportadora do Porto de Setúbal, com as mercadorias carregadas a registarem 1,8 milhões de toneladas, ou seja, 53% do total movimentado. Destacam-se os crescimentos da exportação da carga ro-ro em 71%, com 97 mil viaturas, e da carga contentorizada com mais 52%, com 47 mil TEU.

Por outro lado, voltou a verificar-se um crescimento generalizado em quase todos os terminais, quer nos públicos, mais 7,6%, com destaque para o Terminal Ro-Ro, mais 14%, para o Terminal TMS 2 e para o TMS 1, ambos com mais 13%, quer nos de uso privativo, mais 3,1%, com destaque para o Terminal Tanquisado/Eco Oil, mais 33%, para o Terminal Secil, mais 19%, e para o Terminal Praias Sado, mais 15%.

864 navios

Em relação ao número e capacidade dos navios que escalaram o porto até Junho, estiveram em operação 864 navios, mais 11,5%, com uma média 13 260 em toneladas GT, mais 4,8%, em relação ao período de 2020.

O primeiro semestre de 2021 foi, assim, “bastante positivo para o Porto de Setúbal, com resultados demonstrativos de recuperação e crescimentos de cargas resultante do trabalho da Comunidade Portuária de Setúbal, que mantém em níveis elevados o empenho e a confiança no sucesso do porto e da região, com apostas na modernização e na competitividade do porto”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto InfraVini organiza webinar Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha

Partilhar               O webinar “Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha”, organizado âmbito do projecto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.