O Porto de Setúbal atravessou um ciclo de três anos, de 2013 a 2015, em que registou um crescimento de 24% no movimento total de mercadorias, comparado com o ano de 2012, o que significa 8% de crescimento anual.
Nestes três anos, assistiu-se a um crescimento assinalável da movimentação de contentores, que passaram de 49 mil TEU (capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura), em 2012, para 121 mil TEU, em 2015, mais cerca de 145%, e um novo recorde neste tipo de carga, igualmente, o tráfego de viaturas recuperou de 136 mil viaturas, para 169 mil viaturas, um crescimento perto de 24%, diz fonte Administração do Porto de Setúbal (APSS).
Assim, regista-se uma mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas no Porto de Setúbal, em particular no último semestre, com um grande crescimento das cargas de valor acrescentado, contentores e ro-ro, em detrimento das cargas industriais pesadas, o que aumenta o contributo do porto para a criação de emprego, adianta a mesma fonte.
Porto com “GreenAward”
Relembre-se que o Porto de Setúbal recebeu, 13 de Janeiro, uma delegação da Fundação “Green Award” composta pelo director executivo, Jan Fransen, e pelo gestor da certificação, Keita Shinohara. Durante a reunião, foi apresentado o actual projecto de gestão ambiental do porto, por Graça Viegas, da APSS.
Jan Fransen, abordou a intensificação da certificação de graneleiros e de petroleiros, bem como a nova aposta na certificação de barcaças, de navios de LNG e de pequenos cruzeiros. Em estudo, estarão, igualmente, os “ferries” numa contínua diversificação das actividades da Fundação, com sede na Holanda.
No final, foi entregue à APSS o distintivo do “Green Award” que reconhece as facilidades e reduções que o Porto de Setúbal atribui aos navios certificados pela Fundação “Green Award”.
Agricultura e Mar Actual