Início / Featured / Porto de Setúbal cresce 2,4% em 2023 com 50% da carga movimentada para exportação

Porto de Setúbal cresce 2,4% em 2023 com 50% da carga movimentada para exportação

O Porto de Setúbal movimentou em 2023 mais de 6,3 milhões de toneladas de carga, o que significou um crescimento de 2,4% em relação ao período homólogo do ano anterior. E 50% da carga movimentada foi para exportação.

Este crescimento foi particularmente alavancado pelo sector dos granéis sólidos, que registou um aumento de 11,5% face a 2022, com mais de 2,8 milhões de toneladas, assim como na carga fraccionada, onde se verificou um crescimento de 5,3% (+1,25 milhões de toneladas), avança uma nota de imprensa do Porto de Setúbal.

Já no segmento de carga Ro-Ro (roll on-roll off), em que o Porto de Setúbal é líder a nível nacional, verificou-se um aumento de 10,3% comparativamente com o ano anterior, tendo sido movimentadas 296 mil viaturas.

O presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, destaca que “os valores registados em 2023 confirmam que o Porto de Setúbal mantém uma posição de destaque no apoio à produção industrial na região da Península de Setúbal. Por outro lado, há que salientar a vertente exportadora do porto, uma vez que mais de 50% da carga movimentada foi para exportação. Note-se, ainda, que este desempenho positivo teve lugar num ambiente de abrandamento da economia europeia e mundial, que de uma forma geral penalizou a movimentação de carga na maioria dos portos europeus”.

Relativamente à distribuição do movimento total do Porto de Setúbal por segmento, os Granéis Sólidos representam 44,42%; a Carga Contentorizada 25,02%; a Carga Geral Fraccionada 19,60%; Ro-Ro 7,38% e os Granéis Líquidos 3,58%.

Em 2023, o Porto de Setúbal foi escalado por 1535 navios em actividade comercial (+ 8,5%), com um total de 18.801.865 GT – Gross Tonnage (+12%), adianta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.