Início / Featured / Porto de Lisboa recebe Conferência Anual ABTO Bulk Terminals 2023

Porto de Lisboa recebe Conferência Anual ABTO Bulk Terminals 2023

As Conferências Anuais ABTO Bulk Terminals 2023 tiveram início esta quarta-feira no Porto de Lisboa, com conclusão hoje, 26 de Outubro, integrando as actividades do programa de comemoração dos seus 136 anos. Este evento é organizado pela ABTO – Association of Bulk Terminals Operators e reúne em Portugal vários representantes envolvidos no transporte, armazenamento e comércio de granéis sólidos.

O primeiro dia de conferências contou com a presença do ministro das Infra-estruturas, João Galamba, e do presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, no painel da sessão de abertura.

A edição deste ano pretende desenhar o cenário dos mercados de granéis sólidos, com um programa centrado nas soluções práticas para que os operadores de terminais possam melhorar a segurança, agilizar as operações e garantir a protecção ambiental, procurando dar resposta a algumas das maiores preocupações do sector, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.

Agroalimentar, um sector importante

O Porto de Lisboa “oferece excelentes condições para a movimentação de todo o tipo de granéis sólidos. Do sector agroalimentar, um segmento importante, que dispõe de uma capacidade de armazenamento superior a 420 mil toneladas, servindo os mercados de oleaginosas, óleos alimentares e biodiesel, ao comércio de clínquer e cimento, servido através de um terminal dedicado com bons acessos fluviais, rodoviários e ferroviários; à capacidade de movimentação de cargas que atendem à indústria siderúrgica que é superior a sete milhões de toneladas por ano”, adianta a mesma nota.

Para o presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, “a excelente localização do Porto de Lisboa e o facto de integrar as principais rotas marítimas mundiais, que ligam o Mediterrâneo ao Norte e Centro da Europa e que permitem o comércio com a América, Extremo Oriente e África, capacitam-no de condições excepcionais para receber um evento da dimensão das conferencias anuais ABTO Bulk Terminals 2023 e garantir que estas sejam um sucesso”.

Mais informações sobre o evento aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.