As Conferências Anuais ABTO Bulk Terminals 2023 tiveram início esta quarta-feira no Porto de Lisboa, com conclusão hoje, 26 de Outubro, integrando as actividades do programa de comemoração dos seus 136 anos. Este evento é organizado pela ABTO – Association of Bulk Terminals Operators e reúne em Portugal vários representantes envolvidos no transporte, armazenamento e comércio de granéis sólidos.
O primeiro dia de conferências contou com a presença do ministro das Infra-estruturas, João Galamba, e do presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, no painel da sessão de abertura.
A edição deste ano pretende desenhar o cenário dos mercados de granéis sólidos, com um programa centrado nas soluções práticas para que os operadores de terminais possam melhorar a segurança, agilizar as operações e garantir a protecção ambiental, procurando dar resposta a algumas das maiores preocupações do sector, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.
Agroalimentar, um sector importante
O Porto de Lisboa “oferece excelentes condições para a movimentação de todo o tipo de granéis sólidos. Do sector agroalimentar, um segmento importante, que dispõe de uma capacidade de armazenamento superior a 420 mil toneladas, servindo os mercados de oleaginosas, óleos alimentares e biodiesel, ao comércio de clínquer e cimento, servido através de um terminal dedicado com bons acessos fluviais, rodoviários e ferroviários; à capacidade de movimentação de cargas que atendem à indústria siderúrgica que é superior a sete milhões de toneladas por ano”, adianta a mesma nota.
Para o presidente do conselho de administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, “a excelente localização do Porto de Lisboa e o facto de integrar as principais rotas marítimas mundiais, que ligam o Mediterrâneo ao Norte e Centro da Europa e que permitem o comércio com a América, Extremo Oriente e África, capacitam-no de condições excepcionais para receber um evento da dimensão das conferencias anuais ABTO Bulk Terminals 2023 e garantir que estas sejam um sucesso”.
Mais informações sobre o evento aqui.
Agricultura e Mar