Início / Featured / Porto de Lisboa movimenta 1,4 milhões de toneladas de mercadorias para as ilhas em 2020

Porto de Lisboa movimenta 1,4 milhões de toneladas de mercadorias para as ilhas em 2020

O Porto de Lisboa registou em 2020 um total de 1,4 milhões de toneladas na movimentação de mercadorias com as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, representando 15% do total de mercadorias movimentadas no Porto de Lisboa.

De salientar que, do total da carga contentorizada movimentada na Região Autónoma dos Açores, 60% tem origem ou destino no Porto de Lisboa, enquanto que na Região Autónoma da Madeira, esta quota sobre para 88%, posicionando Lisboa como o porto nacional líder neste tráfego.

Entre as mercadorias mais movimentadas, destacam-se os produtos destinados ao consumo alimentar, como leite e natas, frutas e legumes e outros preparados alimentares, bem como produtos para transformação como madeiras em bruto.

José Castel-Branco, do conselho de administração do Porto de Lisboa, destaca que “durante a pandemia, o volume de carga movimentado com as Regiões Autónomas, com especial relevo no abastecimento alimentar de e produtos relacionados com a saúde, revela a importância estratégica do Porto de Lisboa, não só no continente, como para a Madeira e Açores”.

Este tráfego é efectuado em dois terminais situados na zona oriental do porto de Lisboa, o Terminal Multipurpose de Lisboa (operado pela TSA) e o Terminal de Contentores de Santa Apolónia (operado pela Yilport Sotagus) registando-se, contudo, operações complementares noutros terminais do porto situados na margem Sul, no que respeita a outras tipologias de carga, como por exemplo granéis agroalimentares.

Actualmente, operam no porto de Lisboa cinco linhas regulares com regularidade semanal que garantem as ligações entre Lisboa e as Regiões Autónomas, Açoreana (do grupo Bensaúde), Açores Expresso (Transinsular), Madeira Expresso (Transinsular), Tráfego da Madeira (Grupo Sousa), Tráfego dos Açores (Grupo Sousa), tendo totalizado 313 escalas, em 2020.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Zero organiza VI Escola de Verão em Sustentabilidade

Partilhar              A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em parceria com o Observa/ICS-ULisboa e a APREN …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.