O Porto de Aveiro lançou o concurso público para a “Empreitada de Construção da Subestação 60/15KV 2x20MVA no Porto de Aveiro”, com um investimento previsto de 8,103 milhões de euros e um prazo de execução de 480 dias.
Este concurso representa o segundo passo concreto no reforço da infra-estrutura eléctrica do porto, dando continuidade à empreitada lançada em Março deste ano para a “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha – SE APA”.
Esta primeira intervenção prevê a construção de uma linha de alta tensão, parcialmente subterrânea e parcialmente aérea, que ligará a Subestação da Gafanha da Nazaré à futura subestação, agora a concurso, refere uma nota de imprensa do Porto de Aveiro.
Estas iniciativas fazem parte de um plano alargado que visa “aumentar significativamente a capacidade do Porto de Aveiro em fornecer e receber energia eléctrica, colmatando as actuais limitações da infra-estrutura existente, que condicionam a expansão e modernização das actividades portuárias”, adianta a mesma nota.
Entre os principais objectivos está a implementação de soluções como o On Shore Power Supply (OPS) — fornecimento de energia eléctrica a navios durante a sua permanência no porto —, permitindo a redução de fontes de energia fósseis e, consequentemente, das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).
A construção da subestação eléctrica insere-se no objectivo estratégico da Administração do Porto de Aveiro — “Descarbonização e Sustentabilidade”, no contexto das acções que visam a descarbonização das operações portuárias e a concretização da neutralidade carbónica até 2050, conforme definido na estratégia para a transição energética da autoridade portuária, aprovada em Fevereiro de 2021.
Com este investimento, o Porto de Aveiro “reforça o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e a competitividade do sistema portuário nacional, contribuindo para uma economia mais verde e resiliente”.
Consulte o anúncio publicado em Diário da República aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
