Início / Featured / Porto de Aveiro é o primeiro na Península Ibérica a obter a certificação na Norma ISO 20858

Porto de Aveiro é o primeiro na Península Ibérica a obter a certificação na Norma ISO 20858

O Porto de Aveiro é o primeiro porto na Península Ibérica a obter a Certificação na norma ISO 20858 — Avaliação e Plano de Segurança das Instalações Portuárias — e o segundo, a nível nacional, a obter a certificação na norma ISO 28000 — Sistema de Gestão da Segurança para a Cadeia de Abastecimento.

As obtenções destas certificações nas normas ISO “vêm reforçar o compromisso que o Porto de Aveiro tem na melhoria contínua da segurança e qualidade das operações, tendo em vista a satisfação dos seus clientes e acompanhamento das tendências do mercado em permanente mudança”, refere uma nota de imprensa daquela estrutura infra-estrutura portuária.

A ISO 28000 é sustentada em diversos referenciais normativos (ISO 28001-Melhores práticas para a cadeia de abastecimento e ISO 20858-Avaliação e Plano de Segurança das Instalações Portuárias) e permite a gestão integrada do risco de toda a cadeia de abastecimento pelo seu nível de integração com outras normas, nomeadamente a ISO 27001 Sistema de Gestão de Segurança da Informação.

Actualmente, o Porto de Aveiro, aguarda a emissão do certificado da norma ISO 27001 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação – que tem como principal enfoque a plataforma da Janela Única Logística – JUL, adianta a mesma nota.

A experiência que o Porto de Aveiro teve com o processo de implementação destas certificações vai ser objecto de partilha, hoje, na sessão de encerramento do Projecto GISAMP – Gestão Integrada da Segurança da Cadeia de Abastecimento Marítimo-Portuária. Recorde-se que este projecto teve como objectivo, por um lado, certificar os portos nacionais, permitindo que obtenham reconhecimento internacional em matéria de Segurança Marítima, e, por outro, promover a cooperação entre os portos, visando a partilha das boas práticas.

De referir, ainda, que a implementação, pelo Porto de Aveiro, do sistema de gestão integrado suportado nas três normas ISO contribuirá para minimizar as vulnerabilidades do domínio marítimo – portuário, reduzindo o risco subjacente às principais ameaças que se impõem à comunidade portuária, reforçando a segurança das cadeias logísticas, e melhorando os níveis de segurança e protecção nas operações.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.