Início / Agenda / Porto Cruise Terminal estreia primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros

Porto Cruise Terminal estreia primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros

O Porto Cruise Terminal, construído para poder receber navios de maior dimensão e realizar grandes operações de ‘turnaround’, estreia, no próximo domingo, 25 de Março, o primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros.

Será a primeira vez que um navio termina uma viagem e começa outra a partir de Matosinhos. A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidirá à iniciativa que assinala momento histórico.

4.000 passageiros e tripulantes

Mais de 200 passageiros sobretudo de nacionalidade brasileira terminarão a sua viagem neste porto logo pela manhã do próximo domingo. No mesmo dia, será a vez de cerca de 250 portugueses embarcarem numa viagem rumo à Alemanha. No total, passarão pelo Porto Cruise Terminal cerca de 4.000 passageiros e tripulantes.

A operação terá “um elevado impacto na economia da região, com a pernoita nas cidades envolventes de muitos turistas que neste dia vão embarcar ou desembarcar da sua viagem”, afirma fonte institucional da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Ana Paula Vitorino preside

O momento é histórico para a região, pelo que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai presidir à cerimónia que assinalará o primeiro ‘turnaround’ – embarque e desembarque simultâneo de passageiros – no novo terminal de cruzeiros.

A iniciativa terá início pelas 9h30 e decorrerá no Porto Cruise Terminal (Rua do Godinho, 4450-208 Matosinhos), com entrada pela portaria junto ao monumento Senhor do Padrão.

A assinalar o evento estarão, igualmente, Guilhermina Rego, presidente do conselho de administração da APDL; Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos; Bud Darr, vice-presidente do MSC Group e Eduardo Cabrita, director geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Almoço no MSC Magnifica

Para além das formalidades de embarque no Terminal de Cruzeiros, a cerimónia incluí visita e almoço no MSC Magnifica – o primeiro cruzeiro a estrear a operação de ‘turnaround’ – e terminará pelas 14h30.

Recorde-se que, com um investimento de 50 milhões de euros, o Porto Cruise Terminal foi inaugurado em 2015 e teve como objectivo preparar este porto para receber navios de maior dimensão e possibilitar as operações de ‘turnaround’.

256 escalas e mais de 365 mil passageiros

Desde a abertura do novo cais, em 2011, o novo Terminal de Cruzeiros recebeu já 256 escalas e mais de 365 mil passageiros, esperando este ano alcançar o melhor resultado de sempre na actividade de cruzeiros, com 113 escalas e mais de 115 mil passageiros já confirmados, o que representa um aumento, face ao ano anterior, de 13% e 20%, respectivamente.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Já se pode pedir a certificação em Bem-Estar Animal de Suínos da Filporc

Partilhar               A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores informa que, depois de apresentado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.