Início / Agricultura / Ponto Verde quer arraial ecológico e incentiva à separação nas festas de Lisboa

Ponto Verde quer arraial ecológico e incentiva à separação nas festas de Lisboa

Com o mote “Lisboa é linda e fica mais bonita quando todos cuidam”, a Sociedade Ponto Verde, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, Valorsul e com o apoio da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Actividade Cultural de Lisboa, entidade promotora das Festas de Lisboa, pretende incentivar a população a tornar as festas de Lisboa mais sustentáveis, a partir de uma gestão consciente dos resíduos.

Serão instalados equipamentos destinados à recolha dos resíduos, além da aposta na divulgação e sensibilização para estas acções que vão decorrer ao longo das festas de Santo António. A iniciativa conta ainda com a presença de equipas devidamente identificadas, que vão ajudar na recolha das embalagens que não forem depositadas nos contentores. “O objectivo é garantir que os resíduos de embalagens produzidos durante estes eventos tenham o destino mais adequado, contribuindo assim para o aumento dos níveis de reciclagem da cidade de Lisboa”, refere uma nota de imprensa da Sociedade Ponto Verde.

Resultados da reciclagem afixados

Durante as festividades, cada arraial terá afixado em local próprio os resultados do seu compromisso com a redução e reciclagem de resíduos. Estima-se que sejam encaminhadas para reciclagem cerca de 50% dos resíduos urbanos recolhidos nestes eventos que esperam a participação de cerca de 150.000 pessoas.

Nas festas da cidade de Lisboa de 2016 foi implementada uma versão piloto deste projecto, que teve lugar em 3 arraiais (Navegantes, Alto de Santo Amaro e Viver Campolide) onde foram recolhidas 10 toneladas de resíduos urbanos e encaminhados para reciclagem 56% dos resíduos produzidos (orgânicos, papel/cartão, embalagens de plástico, metal e vidro).

O arraial ecológico é um projecto que envolve 12 arraiais de Lisboa localizados na coroa externa da Cidade: Academia de Santo Amaro (Alcântara); Grupo Excursionista “Os Económicos” (Avenidas Novas); Clube Sportivo de Pedrouços (Belém); Associação Viver Campolide (Campolide); Grupo Dramático Escolar “Os Combatentes” (Estrela); Associação de Moradores do Bairro dos Alfinetes e Salgadas (Marvila); Corpo Nacional de Escutas, agrupamento 48 Sta. Catarina (Misericórdia); Associação Desportiva e Cultura da Encarnação e Olivais (Olivais); Arraial dos Navegantes (Parque das Nações); Associação Schoenstatt de Lisboa (Belém); Ingleses Futebol Clube (Olivais) e Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (São Vicente).

A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.