A Sociedade Ponto Verde em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, com a Valorsul e o apoio da EGEAC, entidade promotora das Festas, vai tornar as festas de Lisboa mais amigas do ambiente e mais sustentáveis no que diz respeito à gestão dos resíduos que são produzidos.
Das acções previstas, que incluem a divulgação destas acções e das respectivas festas, além da instalação de equipamentos dedicados à recolha dos resíduos de embalagens, haverá também equipas devidamente identificadas que irão ajudar na recolha das embalagens que não forem depositadas nos contentores. O objectivo é garantir que os resíduos de embalagem produzidos durante estes eventos tenham o encaminhamento mais adequado contribuindo assim para o aumento dos níveis de reciclagem da cidade de Lisboa.
Os eventos abrangidos são:
a) Espectáculo Amor Electro e David Carreira, Alameda da Universidade no dia 18 e 19 de Junho – Previsão de público: 10.000 espectadores;
b) Espectáculo de Encerramento das Festas – Buraka Som Sistema, Jardim da Torre de Belém no dia 1 de Julho – Previsão de público: 10.000 espectadores.
Também os Arraiais dos Navegantes, de Campolide e do Alto de Santo Amaro funcionarão, nos fins-de-semana em que é prevista maior afluência de público, como “EcoArraiais” tendo o suporte de equipas de reciclagem a apoiar na separação dos resíduos produzidos.
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), mais conhecido como “Sistema Ponto Verde”. Promover a sensibilização e educação ambiental junto dos portugueses é um dos grandes objectivos da Sociedade Ponto Verde.
Agricultura e Mar Actual