Início / Agenda / Ponte de Lima promove fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota de 4 a 6 de Novembro

Ponte de Lima promove fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota de 4 a 6 de Novembro

A vila de Ponte de Lima “descobre-se à mesa”, e é neste sentido que o Município propõe ao visitante uma “incursão pelo melhor da gastronomia de produção regional”.

No próximo fim-de-semana de 4 a 6 de Novembro, a Câmara Municipal de Ponte de Lima promove, em parceria com a Apacra – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota, o Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota.

Esta acção promocional, que decorre nos restaurantes aderentes do concelho, tem como objectivo a valorização da carne minhota, promovendo o consumo deste importante “produto endógeno de grande qualidade, certificado e de paladar inesquecível”, diz a autarquia em nota de imprensa.

Carne minhota  nas escolas

A presente edição do fim-de-semana dedicado à carne minhota estende-se à comunidade educativa, com a introdução da carne minhota na ementa escolar do dia 4 de Novembro. Esta acção resulta de um desafio lançado pela autarquia aos estabelecimentos de ensino do concelho, desde jardins-de-infância, 1º ciclo, secundário e profissional, para confeccionarem as suas refeições com este produto endógeno.

“Numa sintonia entre vários serviços, criou-se uma ementa que tem por base o hambúrguer de carne minhota acompanhado de arroz de cenoura, sopa e salada mista, a servir na refeição de sexta-feira, 4 de Novembro, primeiro dia do Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota”, diz a mesma nota.

Neste âmbito, cabe à autarquia fornecer a carne para a confecção da referida ementa, que servirá 4.300 alunos, num total de 7.500 hamburgers a distribuir pelos estabelecimentos escolares do concelho.

Desenvolvimento rural

“O desenvolvimento rural é um dos pilares do crescimento sustentável”, considera a autarquia que “aposta em várias iniciativas de valorização e promoção do mundo rural, incentivando o consumo de produtos locais de qualidade”.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público pode contar com iguarias confeccionadas com carne Minhota, nos restaurantes aderentes, e a par da gastronomia, desfrutar de um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima.

O Fim-de-semana Gastronómico da Carne Minhota integra o projecto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, que mantém a mais-valia de condições especiais na estadia e na restauração, com as unidades hoteleiras aderentes ao projecto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo.

Pode ver o programa e a lista dos restaurantes aderentes aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estação Biológica de Mértola tem vaga para Bolsa de Investigação para Doutoramento

Partilhar              A Câmara Municipal de Mértola informa que a EBM — Associação Estação Biológica de Mértola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.