Início / Agricultura / Ponte de Lima acolhe entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

Ponte de Lima acolhe entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

O Município de Ponte de Lima acolhe no próximo dia 25 de Maio a cerimónia de entrega do Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2022. O prémio será atribuído à arquitecta paisagista Maria Manuela Raposo Magalhães, uma das responsáveis pelo conhecimento referente aos instrumentos de sustentabilidade ecológica essenciais ao planeamento, regulamentação e gestão da paisagem em Portugal.

Ao longo da sua vida profissional, a galardoada acompanhou de perto Gonçalo Ribeiro Telles e, tanto como profissional liberal como no desempenho de cargos administrativos, tem dado continuidade aos seus ensinamentos, defendendo que a base de uma estrutura promotora dos múltiplos serviços de ecossistema deve atender à aptidão, capacidade e dinâmica ecológica de cada paisagem, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Nesse contexto, acrescenta, tem contribuído para que as políticas públicas, nas cidades e na paisagem rural, sejam suportadas por uma visão sistémica das infra-estruturas ecológica e cultural. Atenta aos desafios e problemáticas emergentes para a paisagem, foi pioneira em conceitos e metodologias que ao longo de décadas têm balizado intervenções em todo o território, em diversas escalas e âmbitos.

O seu percurso profissional esteve sempre ligado ao mérito da sua actividade docente no Instituto Superior de Agronomia onde assumiu a responsabilidade de defender uma vertente de investigação aplicada, tendo sido fundadora da primeira unidade de investigação do país aplicada à arquitectura paisagista.

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, Ordem dos Engenheiros, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Causa Real.

Este ano, o prémio será entregue no próximo dia 25 de Maio, às 15 horas, no Auditório Municipal. Neste dia, será inaugurada a XVIII edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Surfistas Martim Nunes e Maria Salgado vencem Projunior Aveiro

Partilhar              Martim Nunes e Maria Salgado conquistaram, este sábado, 13 de Julho, o triunfo no Projunior …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.