Início / Empresas / Politécnico de Coimbra instala pólo do ensino superior em Cantanhede

Politécnico de Coimbra instala pólo do ensino superior em Cantanhede

O Instituto Politécnico de Coimbra vai instalar um pólo em Cantanhede, no âmbito de uma parceria estabelecida com o Município. O protocolo de cooperação entre as duas instituições, aprovado esta segunda-feira, 1 de Agosto, em reunião de Câmara, surge na sequência da candidatura da instituição de ensino aos programas “Impulso Jovens Steam” e “Impulso Adultos”, aos quais a autarquia aderiu.

Designado Cantanhede Creative School, este pólo de ensino superior proporcionará oferta formativa com vista ao desenvolvimento da área das artes criativas em todas as suas vertentes, refere a autarquia em nota de imprensa.

“Esta parceria permite-nos abrir uma nova janela no projecto educativo alargado e integrado que preconizamos para Cantanhede”, destaca a presidente da Câmara Municipal. De acordo com Helena Teodósio, “é um imperativo dos dias de hoje associar as dimensões de educação e formação ao desenvolvimento económico, social e cultural”, pelo que “faz todo o sentido potenciar sinergias com uma instituição de ensino superior de referência, como é o Instituto Politécnico de Coimbra”.

“Para além de colocar Cantanhede no mapa da oferta formativa pós-secundário, a Cantanhede Creative School poderá também ajudar a fixar mais jovens no concelho”, salienta Helena Teodósio.

Protocolo válido por cinco anos

Segundo o protocolo, válido por cinco anos, caberá ao Instituto Politécnico de Coimbra coordenar a Escola, nomeadamente na sua organização logístico-administrativa, desenvolvimento da oferta formativa e disponibilização do corpo docente, ficando ainda responsável por dinamizar acções de promoção das actividades e acções a realizar.

Já o Município de Cantanhede compromete-se a proporcionar o espaço físico para a instalação do pólo, bem como a alocar os recursos humanos necessários ao seu funcionamento.

Promover a oferta formativa na região e proporcionar condições para o envolvimento dos formandos em actividades dinamizadas pela autarquia e em outros projectos municipais, na área das artes e da criatividade, são outras das atribuições da Câmara Municipal de Cantanhede.

O programa “Impulso Jovens Steam” tem por objectivo promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens, através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior.

Já o “Impulso Adultos” apoia a conversão e actualização de competências de adultos activos, através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, assim como a formação ao longo da vida.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Furto de alfarroba não pára. GNR apreende mais 434 quilos em Silves

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Faro, através do Posto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.