Início / Featured / Polícia Marítima combate apanha ilegal de Pepinos do Mar em Faro

Polícia Marítima combate apanha ilegal de Pepinos do Mar em Faro

O Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Faro recuperou no dia 17 de Março, no âmbito de uma acção de fiscalização, mais de 200 Kg de Pepinos do Mar na Ria Formosa, no canal de acesso à barra comum Faro-Olhão.

A PM acompanhou os movimentos de uma embarcação que servia de apoio a um mergulhador que se dedicava à captura desta espécie, utilizando para o efeito o equipamento completo de escafandro. O vigia, após aperceber-se da aproximação dos agentes, pôs-se em fuga, abandonando o local do mergulhador, libertando-se dos exemplares capturados que se estima a uma quantidade superior a 150 Kg.

O mergulhador foi identificado no local, apreendido o material como medida cautelar e devolvidos ao mar 60 kg de pepinos. Posteriormente, e após diligências encetadas pela PM em terra, foi identificado o timoneiro da embarcação em fuga, afirma a Polícia Marítima em comunicado.

Nesta ocorrência eram várias as infracções, nomeadamente, a quantidade permitida de apanha de pepinos do mar que era largamente excedida (até 2 Kg por pessoa), o facto de a actividade estar a ser exercida junto à barra e canal navegável, pondo em causa a segurança da navegação e do apanhador e ser proibida a prática de mergulho com garrafa na ria Formosa, não tendo inclusive o mergulhador, habilitações para exercer a actividade, colocando assim em risco a própria vida, adianta a mesma nota.

Preservar o Pepino do Mar

“A depredação desta espécie concorrerá certamente para o desequilíbrio do ecossistema marinho, o qual a Polícia Marítima, através deste tipo de acções, tenta preservar”, diz aquela autoridade.

Nesta operação de fiscalização, estiveram empenhados três agentes, uma embarcação, uma mota d’água e uma viatura tipo pick-up do Comando-local da Polícia Marítima de Faro.​

Veja o vídeo da operação aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Bolsa do Porco – Semana 32/2022 – 2,347€ (Subida de 0,020€)

Partilhar              Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores Mercado europeu A Alemanha ia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.