Início / Featured / Polícia Marítima combate apanha ilegal de ouriços-do-mar em Viana do Castelo

Polícia Marítima combate apanha ilegal de ouriços-do-mar em Viana do Castelo

O Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo desencadeou várias acções de fiscalização na orla costeira, no período de 21 e 22 de Março, com o objectivo de combate à apanha ilegal de ouriços-do-mar. Destas acções, resultou a identificação de 1 indivíduo em infracção e na apreensão de cerca 300 Kg de ouriços-do-mar, a Norte da praia de Paçô.

Pelo facto de os ouriços-do-mar terem sido apanhados no âmbito da pesca lúdica e não poderem, por essa razão, ser comercializados, foram devolvidos ao mar.

Em termos legais, qualquer cidadão pode apanhar até 2 kg desta espécie, no entanto, para valores acima, é necessária a obtenção de licença. Estas licenças prevêem apenas a apanha até 50kg por dia, conforme definido na Portaria n.º 1228/2010, de 6 de Dezembro.

Os ouriços-do-mar são uma iguaria muito procurada no mercado espanhol. De acordo com o que foi possível apurar pela Polícia Marítima, são vendidos pelos apanhadores a 4 euros o quilo aos comerciantes espanhóis, pelo que se torna um alvo muito pretendido. A quantidade de ouriços-do-mar apreendida traduz-se num valor de 1.200 euros, na primeira venda no mercado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.