Início / Agricultura / Polaco Janusz substitui Phil Hogan como Comissário Europeu da Agricultura

Polaco Janusz substitui Phil Hogan como Comissário Europeu da Agricultura

Após as eleições europeias, o Parlamento Europeu tem novas caras em diferentes pastas. O polaco Janusz Wojciechowski vai substituir Phil Hogan como Comissário Europeu da Agricultura. Hogan continua como Comissário, mas agora do Comércio.

Relembre-se que o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, atribuiu a Medalha de Honra da Agricultura ao Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, durante a sessão inaugural da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, no passado dia 29 de Agosto.

O novo comissário foi, durante vários anos, deputado do Parlamento Europeu na área da Agricultura, sendo ainda membro do Tribunal de Contas Europeu.

O polaco, de 65 anos, é licenciado em Direito. Wojciechowski é ainda o único representante do Grupo de Conservadores e Reformistas Europeus (ERC), o quarto maior partido europeu.

Hogan responsável pelo Brexit

Phil Hogan, antigo comissário europeu da Agricultura, assume agora a pasta do Comércio, ficando responsável pelas negociações comerciais em relação ao Brexit.

A portuguesa Elisa Ferreira vai ser a próxima comissária europeia com a pasta de coesão e reformas, um cargo maior do que inicialmente se esperava.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, atribui assim a Portugal a gestão dos fundos regionais, a responsabilidade sobre o novo instrumento orçamental para a convergência e competitividade e o fundo de transição energética.

Ursula van der Leyen

A conservadora alemã que se iniciou tardiamente na actividade política, depois de décadas de prática clínica como ginecologista, Ursula van der Leyen, aos 60 anos, está prestes a cumprir a sua grande ambição: exercer um cargo europeu, e logo o mais importante de todos. A antiga ministra da Família, do Emprego e Assuntos Sociais, e da Defesa nos sucessivos governos de Angela Merkel; amiga e grande aliada política da chanceler da Alemanha, será a primeira mulher a dirigir um executivo comunitário.

Ambiente e Oceanos

A Comissão do Ambiente e Oceanos fica a cargo do jovem ministro da Economia e Inovação da Lituânia, de 28 anos, Virginijus Sinkevicius, da Lituânia (Verdes). Será o segundo comissário que pertence aos Verdes, embora as suas ideias políticas não estejam totalmente em consonância com as da sua família europeia.

Elisa Ferreira a representar Portugal

No que diz respeito à representação portuguesa, aos 63 anos, a antiga ministra e eurodeputada, Elisa Ferreira, que era actualmente vice-governadora do Banco de Portugal, regressa a Bruxelas para gerir a distribuição dos fundos comunitários, mas também para promover a política europeia de apoio às regiões que terão de enfrentar a transição energética ou, após a sua constituição, do futuro instrumento orçamental para a convergência e a competitividade.

Hogan condecorado por Capoulas

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, atribuiu a Medalha de Honra da Agricultura ao Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan.

Trata-se de uma condecoração que tem como objectivo reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua acção continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da agricultura e valorização do mundo rural.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.