Início / Agricultura / Plataforma Alentejo ouvida na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas

Plataforma Alentejo ouvida na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas

O Secretariado da Plataforma Alentejo, na continuação do seu trabalho de sensibilização dos decisores políticos do País, esteve ontem, 12 de Dezembro, presente na audição que lhe foi concedida pela Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, da Assembleia da República.

A Plataforma defende a necessidade da electrificação e modernização de toda a linha ferroviária do Alentejo, realçando a sua importância para o desenvolvimento e coesão territorial de toda a Região e o seu papel estruturante e estratégico nas ligações nacionais e internacionais.

A petição pública “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, é sustentada no trabalho do Professor e Investigador da Universidade do Algarve, Manuel Tão, especialista em ferrovia, e na “reconhecida autoridade técnica e científica” de muitos dos primeiros subscritores da Plataforma.

Audição em “ambiente de franca e declarada simpatia”

Na audição, que decorreu num “ambiente de franca e declarada simpatia” para com a Plataforma Alentejo e a sua Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional participaram representantes dos Grupos Parlamentares do PSD, PS, CDS, BE e PCP.

Intervenientes

Após a apresentação e fundamentação da importância das propostas constantes na sua “Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, feita por Claudino Matos, director executivo da ACOS — Associação dos Agricultores do Sul, em nome do Secretariado da Plataforma, usaram da palavra em nome dos Grupos Parlamentares presentes os deputados António Costa Silva-PSD, Luís Testa-PS, Helder Amaral-CDS, Heitor de Sousa-BE e Valter Loios-PCP, os quais fizeram as considerações e colocaram as questões que consideraram pertinentes.

Em seguida intervieram o Professor e Investigador Manuel Tão e o Engº Elio Bernardino, em nome da Plataforma Alentejo, os quais desenvolveram argumentos que sustentam as propostas da Plataforma Alentejo e responderam às questões consideradas no quadro da sua Estratégia.

Veja a reunião em vídeo aqui.

Ordenamento do Território

O Secretariado da Plataforma Alentejo espera que, no quadro da discussão da proposta do PNPOT — Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território, também a Comissão Permanente responsável por esta área específica possa responder positivamente à proposta de audição que lhe foi solicitada.

O Secretariado da Plataforma Alentejo congratula-se e dá também nota das novas e mais recentes manifestações de apoio à Plataforma Alentejo e à sua Estratégia, aprovadas, todas elas por unanimidade, pelas Câmaras Municipais de Redondo, Serpa e Vendas Novas e pelo secretariado da União Geral dos Trabalhadores – UGT de Portalegre, apelando a todas as instituições do Alentejo para que tomem idênticas posições.

Saiba mais sobre a Plataforma Alentejo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Congresso Ibérico Agropecuário: Portugal e Espanha devem concertar posições na UE para defender características específicas da agricultura ibérica

Partilhar              O IV Congresso Ibérico Agropecuário, uma organização conjunta da CAP — Confederação dos Agricultores de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.