Início / Agricultura / Plantações de tomate para indústria atrasadas com dificuldade de acesso das máquinas aos terrenos

Plantações de tomate para indústria atrasadas com dificuldade de acesso das máquinas aos terrenos

A superfície de tomate para a indústria, apesar dos atrasos na plantação, deverá ser semelhante à campanha anterior. Mas a dificuldade de acesso das máquinas aos terrenos saturados tem atrasado as plantações, realça o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

De referir que o mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como quente e muito chuvoso, encharcando os terrenos.

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística prevêem, tendo em consideração os dados de contratação entre os primeiros transformadores aprovados (indústria transformadora de tomate) e as organizações de produtores ou produtores não associados, que a área plantada nesta campanha seja de 14,9 mil hectares, sendo que no final de Abril estima-se que apenas 35% desta área esteja já instalada.

Girasol

Quanto ao girassol, o tempo seco em Fevereiro/Março dificultou as sementeiras de sequeiro, tal como a precipitação de Abril dificultou as de regadio. Prevê-se uma diminuição de 5% da área semeada, face a 2019, acrescenta o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.